Lei garante acompanhante para mulheres em exames médicos no Piauí
De acordo com a lei em caso de descumprimento da nova regra o estabelecimento está passível de advertência à uma multa de valor estimado em R$ 2040 reais.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), sancionou a lei Lei 8050/23 que garante o direito de mulheres terem acompanhantes em exames e consultas médicas em unidades de saúde públicas e privadas.
De acordo com a lei as unidades de saúde devem colocar informativos em locais de fácil acesso e visualização a respeito das regras e direto da mulher.
Segundo informações da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a lei foi aprovada por unanimidade na casa. O documento determina que em caso de descumprimento da nova regra o estabelecimento está passível de advertência à uma multa de 500 Unidades Fiscal de Referência do Estado do Piauí (UFR-PI), um valor estimado em R$ 2040 reais. Sendo duplicado em caso de reincidência.
Ainda segundo a Alepi, a lei é de autoria do deputado estadual licenciado Flávio Júnior (PT), que informou que ao documento foi construído com base em relatos de mulheres que foram desrespeitadas durante procedimentos médicos.
“É importante que deixemos claro que a maioria dos profissionais de saúde são responsáveis e éticos. No entanto, basta apenas um caso para não aceitarmos. Com a lei, as mulheres terão essa maior segurança e confiança na hora de fazer seus procedimentos, tanto consultas quanto exames”, disse.
O deputado estadual licenciado afirmou também que a presença de uma pessoa de confiança no momento do atendimento médico traz mais segurança para a mulher.
“Então, a presença de uma pessoa de confiança, indicada pela própria paciente lhe dá mais segurança na hora dos procedimentos, sobretudo naqueles que precisam de sedação”, completa.
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir