Governo lança PRO Piauí 10 e 100 nesta segunda-feira
De acordo com o governo, o PRO Piauí é considerado o maior programa de investimento da história do estado.
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí), anunicou que lançará nesta segunda-feira (17) os programas PRO Piauí 10 e PRO Piauí 100. A solenidade ocorrerá no Palácio de Karnak e contará com a presença de gestores, representantes políticos e da sociedade civil.
De acordo com o governo do Estado do Piauí, o PRO Piauí é considerado o maior programa de investimento da história do estado, voltado para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do eixo social. A novidade é que, além do PRO Piauí 10, que contará com um investimento público de R$ 10 bilhões, foi criado o PRO Piauí 100, que busca atrair investimentos privados por meio da Investe Piauí.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, a estratégia é utilizar os resultados do primeiro programa para impulsionar a expansão do segundo, criando a expectativa de que os investimentos públicos também gerem investimentos privados.
“A estratégia é fazer com que os resultados do primeiro alavanquem a expansão do segundo, com a expectativa de que o patrimônio público gere também investimentos privados”, explicou o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim.
O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, explica que o investimento do setor público deverá atrair médias e grandes empresas para setores estratégicos do estado, como mineração, energias renováveis, hidrogênio verde, agronegócio, frigoríficos e turismo.
“Nos próximos quatro anos, o investimento em infraestrutura vai melhorar o ambiente de negócio do estado, assegurando competitividade à iniciativa privada que decidir investir no Piauí”, reforçou Victor Hugo Almeida.
Os dois programas foram projetados para atuar em três eixos fundamentais, abrangendo 11 áreas: infraestrutura (com foco em mobilidade urbana, transportes e infraestrutura hídrica), desenvolvimento econômico (investimentos de capital, desenvolvimento rural, turismo e transformação digital) e transformação social (segurança e justiça, saúde, educação e desenvolvimento).
O secretário Washington Bonfim destaca os investimentos na área da educação como um dos destaques dos programas, mencionando os projetos em andamento de reforma de unidades escolares e aquisição de equipamentos. No eixo de desenvolvimento econômico, será dada ênfase à melhoria e ampliação dos serviços públicos digitais, além da modernização da gestão pública.
A Seplan, por meio das superintendências de Cooperação Técnico-Financeira (Sutef) e Monitoramento Estratégico (Sume), será responsável pela articulação desde o planejamento orçamentário para captação de recursos até o monitoramento das ações.
Governo do Piauí
Washington Bonfim
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade.Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí.Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas.Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir