Viagora

Rafael visita obras de construção do aeroporto de Barra Grande

O aeroporto terá pista de pouso e decolagem com balizamento noturno e extensão de 1.500m de comprimento e 25m de largura.

Nessa quarta-feira (19), o governador Rafael Fonteles visitou as obras de construção do aeroporto de Barra Grande. Localizada no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, a estrutura tem previsão de conclusão ainda para 2023 e promete fomentar ainda mais o turismo da região litorânea.

De acordo com o Governo do Estado, o novo aeroporto contará com a presença de pista de pouso e decolagem com balizamento noturno e extensão de 1.500 m de comprimento e 25 m de largura. Avaliada em R$ 16.011.730,96 milhões, a construção possibilitará a operação de aviões de até médio porte e terá um terminal de passageiros.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíAeroporto de Barra Grande
Aeroporto de Barra Grande

O governador do Piauí afirma que o aeroporto será um divisor de águas para a região e que a gestão tem interesse em proporcionar voos comerciais com aeronaves de até 40 lugares. “Um importante equipamento público que irá desenvolver ainda mais o turismo, que é a grande vocação dessa região e tem despertado cada vez mais interesse mundo afora”, disse Rafael.

Ainda de acordo com Rafael Fonteles, o acesso do aeroporto até a rodoviária será asfaltado. Também, a construção de uma nova rodovia já está em processo de licitação, com o objetivo de encurtar em cerca de 10 km a distância de quem sai dos municípios de Piracuruca e Cocal e do estado do Ceará com destino a Cajueiro da Praia.

Felipe de Carvalho Ribeiro, prefeito de Cajueiro da Praia, manifestou sua satisfação com a chegada do aeroporto à região do município. “Uma obra gigante que irá fomentar o turismo, atrair investimentos e gerar emprego e renda à população. Além disso, irá contribuir para o desenvolvimento das comunidades vizinhas”, ressaltou.

O projeto de produção de algas para o desenvolvimento de biofertilizantes e fármacos de maneira sustentável também foi alvo durante a visita do governador. Desenvolvido pelo Instituto ProAlgas, o projeto ainda prevê a criação de um polo de biorrefinaria na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Parnaíba.

Segundo o governador, a ação é uma iniciativa inovadora no desenvolvimento piauiense. “É algo muito ousado que pode gerar mais de 800 empregos em Cajueiro da Praia e mais de 1000 empregos na ZPE de Parnaíba quando todo este empreendimento estiver em execução”, explicou o governador.

Luíz Alberto, idealizador do projeto e presidente do Instituto ProAlgas, comentou sobre as possibilidades que a produção da alga tem de beneficiar tanto o Piauí como o Brasil.

“Nós iremos cultivar biomassa de algas e transformar o Piauí na maior plataforma de produção de insumos baseados em algas do Brasil. A intenção é que possamos produzir alga para a indústria de alimentação, farmacêutica, têxtil e química. Além disso, iremos produzir potássio para garantir que a agricultura brasileira possa ter soberania e não depender desse insumo do mercado externo”, afirmou o empresário.


Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também