TCs podem suspender pagamentos e execução de contratos decide STF
O Supremo confirmou que os Tribunais de Contas podem suspender os efeitos de contratos, ou mesmo seus pagamentos, enquanto aguarda a conclusão de fiscalização.
O Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu decisão confirmando que os Tribunais de Contas têm o poder geral de cautela de suspender os efeitos de contratos, ou mesmo seus pagamentos, durante o tempo de aguardo da conclusão de fiscalização em andamento na Corte de Contas.
Concedendo provimento ao Agravo Regimental em Embargos de Declaração em Suspensão de Segurança nº 5.306 Piauí, o STF entendeu que a suspensão do pagamento, necessária para a preservação do erário durante a apuração de possíveis irregularidades nos contratos administrativos, causava risco de grave lesão à ordem e à economia públicas.
A suspensão do contrato como um todo não é uma das consequências da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, o que torna desnecessária a notificação da Assembleia Legislativa para anulação da avença.
A determinação de medidas cautelares que garantam a efetividade de suas decisões e previnam lesões ao erário durante a fiscalização dos contratos administrativos é competência constitucional do Tribunal de Contas.
Proferida no dia 24 de maio de 2023, a decisão do STF fortalece a atuação do Tribunal de Contas e resguarda o interesse coletivo, além de confirmar a jurisprudência do país.
Por Rebeca Negreiros
Supremo Tribunal Federal - STF
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Decisão judicial
-
PM do Piauí recebe prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público
A solenidade ocorreu no auditório do CNMP, em Brasília, e premiou o projeto desenvolvido pela PM-PI em parceria com o Ministério Público do Piauí (MPPI). -
Mais de 3.500 mulheres são acolhidas na Casa da Gestante de Parnaíba
A estrutura da Casa conta com dez leitos, distribuídos em dois quartos, além de uma ampla área de convivência, cozinha equipada, consultório, lavanderia, copa e banheiros. -
Plano Estadual da Primeira Infância será lançado nesta segunda em Teresina
O evento vai reunir, no Diferencial Buffet, das 8h às 17h, gestores e técnicos dos 224 municípios. -
Piauí registra 29 apostas vencedoras na quadra da Mega-Sena
O prêmio principal acumulou em R$ 55 milhões e será sorteado na terça-feira (25). -
Vara Única da Comarca de Elesbão Veloso atinge quase 1.600 processos concluídos
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o desempenho fez com que a Vara mencionada crescesse no ranking do Índice de Atendimento à Demanda (IAD).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir