Samu será contemplado com 12 ambulâncias e 5 novas bases no Piauí
De acordo com o Governo do Piauí, os novos veículos devem ser integrados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até o final de 2023.
O Governo do Estado anunciou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Piauí será contemplado com 12 novos veículos até o final de 2023. Cinco novas bases estaduais receberão parte da frota e a adição tem o objetivo de auxiliar os trabalhos das equipes em diversos municípios.
Itaueira, Tanque do Piauí, Bocaina, Guadalupe, Picos, São João do Piauí, Gilbués e Cristino Castro serão alguns dos municípios beneficiados com as novas ambulâncias. As novas bases do Samu estadual em Luzilândia, Floresta do Piauí, Barro Duro, São João da Serra e Santa Luz serão alvo da implantação dos outros cinco veículos.
Christianne Rocha, coordenadora do Samu estadual, destaca que a ampliação das ambulâncias é de suma importância para a que as equipes do Samu piauiense possam continuar prestando um serviço de qualidade para a população. “A chegada desses veículos possibilita o início das atividades com qualidade e equipamentos novos. Todos os profissionais e bases estão capacitados e prontos para o início do serviço”, declara.
O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, informou que espera ainda mais repasses para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
“Isso trará melhores condições de trabalho para as equipes que já atuam pelo estado, o que será refletido diretamente na qualidade do serviço prestado a população e nos resultados atingidos pelas nossas equipes. Esperamos ainda que com o aumento dos repasses para o Samu em nível nacional, cada vez mais os nossos serviços evoluam, melhorando a assistência prestada aos piauienses”, afirma.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, divulgou a ampliação de 30% dos valores repassados para custeio do Samu no Brasil, número que representa um incremento de R$ 396 milhões por ano. O anúncio foi feito durante a abertura do XXXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, que ocorreu em Goiânia (GO).
Instituído há 20 anos, por meio da Portaria nº 1.864 de 29 de setembro de 2003, que estabelece o componente pré-hospitalar móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências em todo o território nacional, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 atua em 3.917 municípios no território brasileiro e alcança mais de 86% da população do país.
Por Rebeca Negreiros
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu
Governo do Piauí
Ministério da Saúde
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.Operação Páscoa: Imepi fiscaliza produtos da Semana Santa
De acordo com o Imepi, os produtos recolhidos serão periciados no laboratório do Setor de Pré-medidos.Prefeitura de Esperantina abre processo para seleção de Conselheiros de Meio Ambiente
Serão escolhidos cinco (05) representantes titulares e cinco (05) suplentes, entre organizações e entidades com atuação na área ambiental no município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir