Viagora

Piauí vacina maior número de rebanho contra febre aftosa do estado

Na primeira etapa de vacinação, 1.811.903 bovinos e bubalinos foram imunizados, representando 95,79%.

Nesta segunda-feira (24), um relatório da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), divulgou que o Piauí atingiu o maior número de rebanho bovídeo vacinados contra febre aftosa da história do estado.

De acordo com o levantamento, realizado em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), na primeira etapa de 2023, 1.811.903 bovinos e bubalinos foram imunizados, representando 95,79%.

Foto: Reprodução/ Governo do EstadoApresentação do relatório da Sada e Adapi
Apresentação do relatório da Sada e Adapi

O gerente de Defesa Animal da Sada/Adapi, Idílio Moura, explica que a princípio, a meta era vacinar 1.800 milhão, mas com o resultado positivo da campanha, a expectativa subiu.

“Houve um incremento no rebanho piauiense, significa dizer que por consequência, os criadores, os produtores do estado estão investindo na pecuária bovina, estão prevendo melhorias e estão com boas expectativas para o setor agropecuário, principalmente por conta da implementação de estabelecimentos de abate, matadouros e frigoríficos, anunciados pelo Governo do Estado”, disse.

De acordo com o secretário da Sada, Fábio Abreu, o órgão está trabalhando para que futuramente não seja mais preciso vacinar os animais contra a doença.

“A conscientização do produtor em vacinar o rebanho foi de extrema importância, além do trabalho de educação sanitária realizado pelos servidores da Sada/Adapi. Estamos pleiteando em um futuro bem próximo, que o Piauí se torne área livre de aftosa sem a necessidade de vacinar”, afirma.

Mais conteúdo sobre:

Febre Aftosa

Facebook
Veja também