Piauí vacina maior número de rebanho contra febre aftosa do estado
Na primeira etapa de vacinação, 1.811.903 bovinos e bubalinos foram imunizados, representando 95,79%.
Nesta segunda-feira (24), um relatório da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), divulgou que o Piauí atingiu o maior número de rebanho bovídeo vacinados contra febre aftosa da história do estado.
De acordo com o levantamento, realizado em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), na primeira etapa de 2023, 1.811.903 bovinos e bubalinos foram imunizados, representando 95,79%.
O gerente de Defesa Animal da Sada/Adapi, Idílio Moura, explica que a princípio, a meta era vacinar 1.800 milhão, mas com o resultado positivo da campanha, a expectativa subiu.
“Houve um incremento no rebanho piauiense, significa dizer que por consequência, os criadores, os produtores do estado estão investindo na pecuária bovina, estão prevendo melhorias e estão com boas expectativas para o setor agropecuário, principalmente por conta da implementação de estabelecimentos de abate, matadouros e frigoríficos, anunciados pelo Governo do Estado”, disse.
De acordo com o secretário da Sada, Fábio Abreu, o órgão está trabalhando para que futuramente não seja mais preciso vacinar os animais contra a doença.
“A conscientização do produtor em vacinar o rebanho foi de extrema importância, além do trabalho de educação sanitária realizado pelos servidores da Sada/Adapi. Estamos pleiteando em um futuro bem próximo, que o Piauí se torne área livre de aftosa sem a necessidade de vacinar”, afirma.
Febre Aftosa
Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade.Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade EsperantinaTeresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir