Hospital Getúlio Vargas realiza 1ª nefrectomia parcial por vídeo
De acordo com informações do Governo do Piauí, a cirurgia foi realizada no dia 03 de julho.
Nessa segunda-feira (03), o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou a primeira cirurgia de retirada de tumor dos rins com videolaparoscopia. O procedimento de nefrectomia parcial por vídeo, foi efetuada em uma paciente de 57 anos.
De acordo com o Governo do Piauí, a cirurgia foi bem sucedida, e a paciente já recebeu alta da unidade hospitalar. O cirurgião urológico, Aurus Dourado, que coordenou a equipe que realizou o procedimento, explicou que com a técnica é possível ter uma melhor visualização do tumor.
“Este procedimento utiliza apenas pequenos furos abdominais para colocação de pinças e da câmera, a chamada videolaparoscopia. A vantagem desse tipo de procedimento é que sangra menos, você consegue ter um controle e visualização melhor do tumor. Além disso, como realizamos apenas pequenos cortes, há menos dor e a recuperação do paciente é bem mais rápida”, explicou.
Ainda de acordo com o Governo do Piauí, o procedimento cirúrgico é menos invasivo e possui um tempo de internação menor. O cirurgião Aurus Dourado, falou que em apenas 24 horas, a paciente foi liberada. “Esta paciente ficou internada apenas 24 horas e teve pequenos furos de 1cm”, disse.
A diretora-geral do HGV, Nirvânia Carvalho, comentou que o uso de equipamentos modernos e uma equipe capacitada, permitiu a efetuação da cirurgia.
“Isso foi possível devido à utilização de equipamentos modernos, com uma equipe capacitada, capazes de realizar cirurgias menos invasiva e de alta complexidade”, falou.
-
Governo do Piauí define jornada de trabalho de servidores para o final de 2024
O objetivo do revezamento é garantir a continuidade dos serviços essenciais, especialmente de atendimento ao público. -
Acúmulo de lixo nas ruas do bairro Dirceu causa transtornos para moradores
O acúmulo de lixo nas ruas é um dos principais desafios enfrentados pela cidade de Teresina, devido ao impasse na contratação de empresa responsável pelo sistema de coleta e transporte de resíduos. -
TJ do Piauí lança novo módulo da JuLIA para solicitação de medidas protetivas
De acordo com o TJ-PI, a ferramenta se configura como um novo meio para que vítimas solicitem medidas protetivas de urgência diretamente a um juiz via WhatsApp. -
Parceria entre Segurança e Saúde busca melhoria nas urgências psiquiátricas no Piauí
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o acordo foi firmado para melhorar o apoio às equipes do SAMU no atendimento a emergências psiquiátricas -
Saiba como renovar a matrícula na rede estadual de ensino do Piauí para 2025
Segundo o Governo do Piauí, o procedimento é 100% digital, visando garantir a praticidade e acessibilidade aos alunos e seus responsáveis
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir