Piauí desenvolve Plano de Enfrentamento de Doenças Negligenciadas
De acordo com o governo, a construção da área técnica está sendo discutido com a Fiocruiz, UFPI, Cosems, CIATEN.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), nos dias 10 e 11 de agosto, realizou oficinas para o desenvolvimento do Plano Integrado de Enfrentamento de Doenças Negligenciadas no Piauí, como a hanseníase, tuberculose, leishmaniose, doenças de chagas e micoses sistêmicas.
De acordo com o Governo do Piauí, o plano de construção da área técnica está sendo discutido com diversas entidades como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN), Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), e Conselho Estadual de Saúde.
Segundo o governo, a Sesapi juntamente com as instituições de saúde, tem como objetivo de definir as linhas de cuidado com as doenças, e acolher e tratamento de pacientes. A responsável pelo programa de enfrentamento à tuberculose e micoses sistêmicas na Sesapi, Ivone Venâncio, informa que as macrorregiões do estado serão priorizadas e também será considerada a realidade local de cada região.
“Esse plano traz uma proposta de 4 anos, priorizando as macrorregiões de saúde e considerando a realidade local de cada região, respeitando elementos sociais e a sua população, o que levará medidas ajustadas que levem melhor qualidade de atendimento à população, melhorando os indicadores do nosso estado referente a essas doenças negligenciadas”, disse.
Conforme o governo, o evento foi realizado através da por meio da Coordenação de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em parceria com a organização sem fins lucrativos NHR Brasil. A superintendente de atenção primária à saúde da Sesapi, Leila Santos, comenta que a estruturação do plano pode melhorar a qualidade no atendimento da população.
João Mádison defende inclusão da Bíblia como tema nas escolas do Piauí
Segundo o deputado, o indicativo de projeto de lei visa incluir a temática como conteúdo complementar nas escolas da rede estadual de ensino.Deputado Henrique Pires será homenageado nesta segunda pelo TJ Piauí
A solenidade ocorrerá nesta segunda-feira (25), no auditório do Palácio da Justiça, em TeresinaPromotor investiga prefeitura de Capitão de Campos por pagar salário abaixo do mínimo
De acordo com a promotoria, uma manifestação anônima informou que os profissionais recebem menos de um salário-mínimo e não possuem o benefício da insalubridade.PMPI é premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público por inovação
A premiação ocorreu na última sexta-feira (22), pela iniciativa "Controle e Rastreabilidade de Material Bélico da PMPI".Mais de 200 beneficiadas recebem o pagamento de novembro da bolsa estudantil no Piauí
Segundo o secretário da Educação, o objetivo do programa é proporcionar qualificação profissional abrindo caminhos para que as mulheres mudem suas realidades.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir