Viagora

Veja como ativar código PIN e consultar o IMEI do seu aparelho celular

Os códigos são necessários na proteção de dados e identificação do aparelho em caso de perda, roubo ou furto

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), divulgou como ativar o código PIN do celular e consultar o IMEI. Os dois são fundamentais na proteção dos dados do usuário e identificação do aparelho em caso de perda, roubo ou furto.

A SSP-PI explica que com o PIN, uma senha de quatro dígitos, é possível bloquear e desbloquear o cartão SIM. Nesse sentido, quando o celular é reiniciado ou o chip é colocado em outro aparelho, o proprietário precisará colocar o código.

Segundo a Secretaria, o IMEI é uma senha única presente em todos os celulares, que viabiliza a localização do aparelho caso for roubado ou furtado.

Ativação do PIN

De acordo com as instruções da pasta, a ativação do PIN no modelo IOS acontece da seguinte forma: o usuário deve clicar em “Ajustes”, depois em “Celular” e “PIN do SIM”. Após a ativação, é preciso tocar na chave ativa e inserir o PIN, que pode ser consultado na página de atendimento de cada operadora telefônica. Em seguida, a pessoa seleciona “OK”, toca em “Alterar o PIN”, e digita quatro números de sua escolha.

Já no Android, o proprietário do celular deve primeiro ir em “Configurações” e depois em “Senhas e Segurança”. Após isso, é necessário clicar em “Privacidade”, no cartão SIM que deseja ativar o PIN, e clicar na chave “Bloquear chip”. Quando ativa, fica azul. Em seguida, o usuário clica para inserir o PIN e “OK”.  A pessoa seleciona alterar o PIN e escolhe uma nova senha.

Consultar o IMEI

Conforme a SSP-PI, para acessar o IMEI do celular é simples. O usuário deve acessar a tecla de discagem do aparelho e digitar *#06#, que o código irá aparecer. Para saber se o celular tem restrição, a pessoa precisa ir até a sede da Superintendência de Operações Integradas (SOI), ou no Núcleo de Apoio à Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos (NARFF).

Mais conteúdo sobre:

SSP-PI

Facebook
Veja também