Viagora

Piauí está em alerta devido altas temperaturas e baixa umidade

Segundo boletim emitido pelo Inmet, o estado passa por forte onde de calor entre os dias 25 e 28 de agosto, o que pode causar diversos riscos à saúde da população

A partir dessa sexta-feira (25), entrou em vigor um alerta vermelho de grande perigo, devido a onda de calor que vem agindo sobre a região do Piauí.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou o boletim, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que afirma que 181 municípios se encontram em alerta vermelho. Representando risco de hipertermia, condição que pode chegar a ser fatal, o alerta se estende até o dia 28 de agosto. O Instituto ainda emitiu mais dois comunicados, referentes à grave situação de baixa umidade na região.

Segundo o comunicado do Inmet, o alerta vermelho é consequência das altas temperaturas que atingem a região, indicando 5ºC acima da média geralmente registrada no período.

A situação representa grave risco à saúde da população afetada, como o aumento da temperatura corporal cima do valor considerado normal, chamada de hipertermia.

Foto: Divulgação/InmetAlertas vermelho, laranja e amarelo para o Piauí e região
Alertas vermelho, laranja e amarelo para o Piauí e região

O Governo do Piauí informa que o Inmet ainda emitiu um alerta laranja, direcionado a diversas regiões do estado, comunicando a população acerca da baixa umidade do ar, que pode causar sérios problemas de saúde. De acordo com o boletim, as regiões sudoeste, centro-oeste e sudeste do estado podem chegar a registrar níveis de umidade de 20% e 12%. As outras áreas podem atingir níveis entre 30% e 20%.

Sara Cardoso, climatologista da Semarh, orienta que os piauienses evitem a exposição excessiva ao sol, além de buscar frequente hidratação. “Nós devemos tomar cuidado principalmente com relação à nossa saúde, devemos sempre estar nos hidratado no período da tarde, evitar exercícios físicos no período entre 12-16h, principalmente aqueles expostos ao sol”, alertou a especialista.

A gestão estadual reforça que, em casos de incêndio e emergência, a população deve entrar em contato imediato com o Corpo de Bombeiros, disponível no telefone 193, ou com a Defesa Civil, disponível no número 199.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também