Rafael Fonteles lançará plataforma de serviços digitais na segunda
O programa Gov.PI Cidadão foi validado pela Etipi e será lançado durante cerimônia no Palácio de Karnak.
Na próxima segunda-feira (18), às 11h30, o Governo do Piauí realiza o lançamento da plataforma Gov.PI Cidadão, que promove a oferta de serviços públicos dentro de um ambiente virtual seguro.
A iniciativa, que será lançada durante solenidade no Palácio de Karnak, foi desenvolvida e validada pela Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi), após a Secretaria de Estado do Planejamento executar a catalogação dos primeiros serviços ofertados pelos órgãos estaduais na plataforma.
A gestão estadual afirma que secretarias, órgãos, autarquias, fundações e empresas públicas estaduais irão disponibilizar serviços ao cidadão no âmbito on-line, através do novo sistema. O acesso ao Gov.PI Cidadão poderá ser feito por meio do celular, computador, tablet, ou outro dispositivo móvel, sem que a população precise se deslocar de suas casas. Nos primeiros momentos, 13 secretarias estaduais irão ofertar cerca de 50 serviços públicos. Gradativamente, serão disponibilizados outros serviços, com a participação de outras pastas. Paulatinamente, é também proposto que a presença física do cidadão em órgãos públicos seja substituída por uma experiência de acesso digital.
“Queremos facilitar a vida do cidadão que ainda precisa se dirigir para um escritório do governo, uma secretaria, departamento ou agência para resolver pendências, buscar serviços, informações. Com o Gov.PI Cidadão, os serviços serão ofertados de forma on-line, por meio de um aplicativo e também de um site, evitando assim deslocamentos, filas e burocracias”, declara Ellen Gera, presidente da Etipi.
Segundo o Governo, isso será possível porque o cidadão terá uma identidade digital. “Ao acessar, a plataforma vai reconhecer o perfil desse cidadão, e será capaz de verificar se ele tem veículo no Detran, suas pendências, por exemplo. A ideia é que o cidadão possa usar suas redes sociais, sua internet, seu aparelho para se divertir, trabalhar e, se precisar, encontrar de forma fácil os serviços do Governo na palma da mão”, conclui o gestor da empresa.
De acordo com o órgão executivo estadual, a plataforma e um benefício importante do Governo do Estado, se inserindo no Programa de Transformação Digital do Piauí. Além dessa, outras ações da área chancelam uma nova prática, bastante moderna, de realizar a gestão pública, fazendo uso de soluções tecnológicas, objetivando vários benefícios reais à população.
O Governo informa que o sistema tecnológico aplicado no processo de implantação do Gov.PI segue a solução já utilizada com sucesso no governo da Estônia, país em que quase todos os serviços governamentais são oferecidos no âmbito digital e 99% da população possui identificação eletrônica. O Governo Digital, transversalmente, conta com tecnologia que apoia o desenvolvimento de todas as áreas, como a saúde, empreendedorismo, educação, segurança, políticas públicas, atração de novos investimentos e outras.
A gestão estadual declara que o estado já comemora grandes avanços. A implantação do serviço de telessaúde, que zerou filas de atendimento médico no interior do estado, é um dos exemplos de conquistas alcançadas dentro de um programa de transformação digital. Através da tecnologia do App Colab, foi possibilitada a participação on-line dos piauiense na tomada de decisões do governo acerca de investimentos no programa de Orçamento Popular (OPA).
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir