MPF fiscaliza recursos federais repassados ao Fundo de Segurança do Piauí
O procurador da República Kelston Pinheiro, que representa o MPF na Rede de Controle da Gestão Pública do Piauí, foi responsável por assinar os ofícios.
Em cumprimento a determinação do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI), o Ministério Público Federal (MPF) enviou ofícios destinado aos secretários de Segurança Pública e da Fazenda do Piauí solicitando informações sobre as medidas adotadas para aperfeiçoar o planejamento, a gestão e a execução dos recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp/PI).
O procurador da República Kelston Pinheiro, que representa o MPF na Rede de Controle da Gestão Pública do Piauí, foi responsável por assinar os ofícios que atendem a decisão da Corte de Contas proferida em junho de 2022.
O órgão fiscaliztório pediu ao presidente do TCE-PI, o conselheiro Kennedy Barros, para que encaminhe os dados referentes ao acompanhamento do cumprimento das providências e recomendações estabelecidas no Acórdão 318/2022, que versa sobre a aplicação regular da legislação e dos recursos federais transferidos pelo Fundo Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, ao fundo estadual.
Segundo o MPF, a medida engloba órgãos de controle que tem como objetivo discutir temáticas e indicar projetos fiscalizatórios de gastos públicos.
O procurador destacou a importância de acompanhar as políticas públicas relacionadas à segurança diante do aumento da violência e da criminalidade no Piauí.
Recomendações
Consta na decisão do TCE-PI uma determinação para que a Secretaria de Estado de Segurança Pública institua formalmente um setor, divisão, departamento ou diretoria na sua própria estrutura organizacional exclusivamente dedicado a operacionalizar a gestão administrativa e financeira do Fesp.
A Corte de Contas ainda recomendou à Secretaria da Fazenda que promova o levantamento de todos os valores arrecadados pelo Governo do Estado contendo as taxas de segurança pública e semelhantes visando recolher e direcionar esses recursos para o Fundo Estadual de Segurança Pública.
Também foi determinado pelo Tribunal de Contas, que o Conselho Gestor do Fesp faça o envio do relatório de gestão anual, de forma regular, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de evitar que o valor do repas
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Ministério Público Federal - MPF
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz)
-
Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade Esperantina -
Teresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026 -
Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município. -
PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares. -
Divulgado resultado preliminar de títulos para concurso de analista no Piauí
Candidatos têm dois dias úteis para interpor recursos; resultado final e convocação serão publicados em fevereiro
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir