Viagora

Defesa Civil intensifica ações para evitar queimadas no Piauí

De acordo com a Semarh, a iniciativa envolve companhas de conscientização e contenção de focos de incêndio, além de medidas para identificar e punir eventuais responsáveis por incêndios criminosos.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Segurança Pública (Semarh), divulgou nessa segunda-feira (04), que estará juntamente com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Piauí adotando ações conjuntas para prevenir queimadas e orientar a população para os riscos de incêndios diante do aumento da temperatura e da queda de umidade do ar.

De acordo com a Semarh, a iniciativa envolve companhas de conscientização e contenção de focos de incêndio, além de medidas para identificar e punir eventuais responsáveis por incêndios criminosos. O Governo do Estado está divulgando campanhas com orientações sobre medidas que a população deve adotar para prevenir e evitar queimadas desnecessárias.

O governador Rafael Fonteles se reuniu na semana passada com representantes das secretarias e determinou medidas para prevenir os incêndios. A orientação foi que essas ações sejam intensificadas agora, a partir de setembro, quando a temperatura tende a aumentar mais ainda.

A Defesa Civil afirmou que estuda a ampliação de núcleos de brigada contra incêndios e a Semarh lançou um canal de atendimento da Coordenação de Incêndios Florestais que tem como objetivo prestar socorro e denúncias de queimadas ilegais. O número para atendimento via WhatsApp: (86) 99421-6693.

Ainda de acordo com a Semarh, os esforços contam com a parceria das prefeituras do estado. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), registrou mais de 1.400 focos de incêndio em agosto no Piauí. Ontem, um incêndio atingiu o pátio do posto da Polícia Rodoviária Federal em Campo Maior (80 quilômetros ao norte de Teresina) e danificou dois veículos. Ninguém ficou ferido. O fogo foi controlado depois da ação do Corpo de Bombeiros.

Como evitar queimadas

O Governo do Piauí orienta que a população evite queimadas como: não queimar lixo doméstico ou entulhos; não jogar pontas de cigarro, latinhas ou garrafas em vias públicas, pois elas podem facilitar o início de incêndios; evitar queimadas para renovar pasto ou plantação.

O coronel do Corpo de Bombeiros, Emídio Oliveira, cita a importância de forma correta de descarte de lixo. “O lixo deve ser colocado no saco adequado para ser recolhido pela prefeitura. Já os resíduos sólidos precisam ser separados pelo morador, e levá-los aos locais destinados pelo município, que fará o recolhimento”, disse.

Facebook
Veja também