Ministério Público do Piauí lança Ouvidoria da Pessoa com Deficiência
De acordo com MPPI, a Ouvidoria contribuirá para a promoção e a integração entre o Ministério Público Estadual, por meio de órgãos e unidades.
Nesta terça-feira (01), o Ministério Público do Piauí (MPPI) lançou a primeira Ouvidoria da Pessoa com Deficiência do Ministério Público brasileiro. A Ouvidoria especializada será um canal responsável por receber e encaminhar as demandas relacionadas à proteção das pessoas com deficiência e a defesa de direitos.
De acordo com MPPI, a Ouvidoria contribuirá para a promoção e a integração entre o Ministério Público Estadual, por meio de órgãos e unidades, e as demais instituições públicas e privadas envolvidas na proteção dos direitos da pessoa com deficiência, bem como na prevenção e no combate à violência.
A unidade atuará em regime de cooperação com os órgãos e entidade de defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Os cidadãos poderão levar ao conhecimento da Ouvidoria crimes como a prática, a indução ou a incitação à discriminação de pessoa em razão da deficiência o abandono de pessoa com deficiência em hospitais, casas de saúde, entidades de abrigamento ou congêneres o não provimento das necessidades básicas de pessoa com deficiência quando obrigado por lei ou mandado, entre outros.
Além da Ouvidora Nacional, a instalação da Ouvidoria da Pessoa com Deficiência foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, pelo secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, pelo corregedor-geral do MPPI, Fernando Ferro, pelo presidente da Associação dos Cadeirantes de Teresina, Osvaldo de Carvalho, pela presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Teresina, Amparo Sousa, além de representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE-PI), do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Piauí (Conede) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Teresina (Apae).
O contato com a Ouvidoria da PCD do MPPI poderá ser realizado por meio do telefone: (86) 2222-8888. O funcionamento será de segunda-feira a sexta das 08:00h às 15:00h.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Franzé Silva
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir