Viagora

Operação fiscaliza incêndios florestais e desmatamentos no Piauí

As verificações confirmaram atividades ilegais de supressão de vegetação nativa, representando um sério risco ao equilíbrio ecológico e à conservação dos recursos naturais locais.

Durante esta semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) conduziu a 18ª edição da Operação Cerrado Vivo, uma ação focada no combate ao desmatamento ilegal, fiscalização de incêndios e perfuração de poços tubulares na região Sul do Piauí.

A operação contou com a participação de três auditores fiscais ambientais da Semarh, em parceria com as Polícias Civil e Militar. As inspeções foram realizadas nos municípios de Canto do Buriti, Monte Alegre, Gilbués, Santa Filomena, Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro e Santa Luz, onde foram identificados alertas de desmatamento sem a devida autorização do órgão ambiental.

As verificações confirmaram atividades ilegais de supressão de vegetação nativa, representando um sério risco ao equilíbrio ecológico e à conservação dos recursos naturais locais.

O Major Marinho, diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, destacou que esses desmatamentos representam um grave risco para o equilíbrio ecológico e a conservação dos recursos naturais locais. “Ações de fiscalização e responsabilização dos responsáveis devem ser intensificadas, juntamente com medidas de recuperação ambiental”, afirmou.

Em Canto do Buriti, a equipe inspecionou áreas às margens da rodovia PI-141, onde constatou a ocorrência de incêndio florestal, resultando em vítimas. Durante a averiguação, foram identificadas as possíveis causas do incêndio e os danos ambientais causados, afetando áreas de vegetação nativa e ameaçando a biodiversidade local.

Em Santa Luz, a operação atendeu uma denúncia sobre a perfuração irregular de poços tubulares, confirmando a prática ilegal que pode comprometer os recursos hídricos da região.

Além das atividades no Sul do Piauí, o diretor Dênio destacou que uma missão está sendo mobilizada em Teresina para investigar uma denúncia de incêndio no Povoado Chapadinha. A equipe também fará um levantamento sobre uma empresa flagrada despejando aterro em uma lagoa na região Norte de Teresina e averiguará denúncias de poluição apresentadas pela população.

A Operação Cerrado Vivo reforça o compromisso da Semarh em preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais no Piauí.

Facebook
Veja também