Atendimentos a mulheres em situação de violência crescem 265% em Teresina
Serviço do CREG se consolida como rede essencial de apoio às vítimas, integrando atendimento à Casa da Mulher Brasileira.
O Centro de Referência Especializado para Mulheres em Situação de Violência (CREG), vinculado à Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, registrou um crescimento expressivo no número de atendimentos nos últimos três anos. Entre 2021 e setembro de 2024, o serviço viu o número de mulheres atendidas aumentar em 265,81%, passando de 275 em 2021 para 1.006 atendimentos até o terceiro trimestre de 2024.
A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Karla Berger, destaca que o crescimento reflete tanto o aumento da demanda quanto à eficiência do trabalho realizado pela CREG, que se consolida como um recurso fundamental para a proteção e amparo de mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Até o final de 2024, a expectativa é que esses números continuem a crescer, o que evidencia a importância do serviço na vida de tantas mulheres e a qualidade dos atendimentos prestados”, afirmou Karla.
O aumento no número de atendimentos também aponta para uma maior conscientização das mulheres sobre seus direitos e a existência de um seguro local onde podem buscar ajuda. Com a ampliação dos serviços e o fortalecimento das políticas de proteção, mais mulheres estão conseguindo romper o ciclo da violência e recebendo o suporte necessário.
Além disso, o CREG em 2024 passou a integrar a Casa da Mulher Brasileira, um espaço que reúne diversos serviços especializados de apoio às vítimas de violência. Essa centralização facilita o acesso das mulheres a atendimentos essenciais, como acolhimento psicológico, jurídico e social.
Prefeitura de Teresina
Política
-
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital. -
Sefaz-PI faz prestação de contas em audiência pública do 2º quadrimestre de 2024
A audiência ocorreu na última terça-feira (19), no Plenarinho da Assembleia Legislativa
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir