Sesapi intensifica exames com caminhões da mamografia
A Sesapi destaca que a iniciativa permite às mulheres acessar o exame com mais rapidez, facilitando a identificação de possíveis nódulos em estágios iniciais.
A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) intensificou a oferta de exames de mamografia por meio dos Caminhões da Mamografia, alcançando até o dia 24 um total de 2.317 exames realizados. O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.
Rodrigo Martins, diretor da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, ressaltou a importância do diagnóstico precoce. “Esses resultados oferecem às mulheres a oportunidade de detectar alterações precoces e serem acompanhados por especialistas, possibilitando um tratamento rápido e eficaz. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura”, afirmou.
Dados do Sistema de Informação do Câncer (SISCAN) mostram que, em 2023, o programa acordos 140 casos classificados como Bi-Rads 04 e 21 como Bi-Rads 05, que indicam suspeitas moderadas e alta de malignidade, respectivamente. Em 2024, até setembro, foram registrados 30 diagnósticos Bi-Rads 04 e 8 Bi-Rads 05, evidenciando a relevância da ação itinerante para a detecção precoce e o tratamento imediato do câncer de mama.
A Sesapi destaca que a iniciativa permite às mulheres acessar o exame com mais rapidez, facilitando a identificação de possíveis nódulos em estágios iniciais, um fator crucial para o sucesso do tratamento.
“É um serviço importante que percorre o Piauí, oferecendo a centenas de mulheres a oportunidade de realizar o exame mais perto de casa”, afirmou Dirceu Campêlo, superintendente de Alta e Média Complexidade da Sesapi.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Governo do Piauí
Bloco do Mercado Folia 2025 anima a manhã de Esperantina
O evento reforçou a valorização do comércio local e das tradições culturais, deixando mais uma marca positiva no calendário festivo da cidade.Prefeitura de Esperantina decreta ponto facultativo durante o Carnaval
Com isso, o funcionamento dos órgãos municipais será suspenso nesses dias, exceto os serviços essenciais, que continuarão atendendo normalmente.Sada reforça cuidados contra gripe aviária no período carnavalesco no Piauí
Segundo o governo do estado, o Piauí nunca registrou casos da doença, mas o litoral piauiense é uma rota para aves migratórias, o que aumenta o risco de chegada do vírus.Metrô de Teresina não funcionará durante o período de Carnaval
O serviço será suspenso nos dias 3, 4 e 5 e será retomado na quinta-feira (6); os horários e as linhas em funcionamento podem ser conferidos no aplicativo MetroPI.Carnaval: 12 mil pessoas devem passar pela rodoviária de Teresina
O Viagora esteve no terminal e também conversou com algumas empresas sobre os destinos mais procurados.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir