Viagora

UESPI precisa oferecer novos cursos sintonizados com a sociedade, diz Rafael Fonteles

O governador defendeu a unificação dos cursos da universidade estadual e relatou que a medida vai permitir que novas graduações sejam lançadas.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), comentou sobre a unificação dos cursos da Universidade Estadual de Piauí (UESPI), no Campus Clóvis Moura e Poeta Torquato Neto, em Teresina. 

A medida foi aprovada pelo Conselho Universitário e será válida apenas para os novos estudantes a partir de 2025. Rafael Fonteles defendeu a decisão e afirmou que é necessária uma renovação na matriz curricular que consiga suprir as demandas da população.

“Olha, essa é uma decisão do Conselho Universitário, que tem sua autonomia, mas o que eu tenho sempre dito publicamente é que nós temos que revisar a matriz de cursos da nossa universidade estadual, ou seja, unificar alguns e criar novos cursos, conforme as demandas da sociedade”, explicou. 

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíGovernador Rafael Fonteles
Governador Rafael Fonteles

Para o governador, o campo universitário deve estar antenado aos anseios da sociedade. Fonteles explicou que a unificação abre espaços para que novos cursos sejam lançados na UESPI.

“Nós temos que ter cada vez mais uma universidade sintonizada com os anseios da sociedade, até porque é a sociedade que financia a universidade. Portanto, cada vez mais nós temos que ter cursos antenados com a demanda da sociedade e aumentando a eficiência, para ter turmas realmente compostas com a quantidade de alunos significativa e manter a sustentabilidade na nossa Universidade Estadual. Então, se por um lado vai unificar cursos, certamente, eu não tenho nenhuma dúvida que teremos novos cursos sendo lançados nos mais diversos campos da Universidade Estadual do Piauí”, complementou. 

Com a decisão, os cursos de Bacharelado em Direito e Licenciaturas em História, Letras-Português, Geografia, Matemática e Pedagogia foram remanejados para o campus Poeta Torquato Neto. Enquanto no Clóvis Moura terão os cursos Bacharelados em Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis e Turismo.

Facebook
Veja também