UESPI precisa oferecer novos cursos sintonizados com a sociedade, diz Rafael Fonteles
O governador defendeu a unificação dos cursos da universidade estadual e relatou que a medida vai permitir que novas graduações sejam lançadas.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), comentou sobre a unificação dos cursos da Universidade Estadual de Piauí (UESPI), no Campus Clóvis Moura e Poeta Torquato Neto, em Teresina.
A medida foi aprovada pelo Conselho Universitário e será válida apenas para os novos estudantes a partir de 2025. Rafael Fonteles defendeu a decisão e afirmou que é necessária uma renovação na matriz curricular que consiga suprir as demandas da população.
“Olha, essa é uma decisão do Conselho Universitário, que tem sua autonomia, mas o que eu tenho sempre dito publicamente é que nós temos que revisar a matriz de cursos da nossa universidade estadual, ou seja, unificar alguns e criar novos cursos, conforme as demandas da sociedade”, explicou.
Para o governador, o campo universitário deve estar antenado aos anseios da sociedade. Fonteles explicou que a unificação abre espaços para que novos cursos sejam lançados na UESPI.
“Nós temos que ter cada vez mais uma universidade sintonizada com os anseios da sociedade, até porque é a sociedade que financia a universidade. Portanto, cada vez mais nós temos que ter cursos antenados com a demanda da sociedade e aumentando a eficiência, para ter turmas realmente compostas com a quantidade de alunos significativa e manter a sustentabilidade na nossa Universidade Estadual. Então, se por um lado vai unificar cursos, certamente, eu não tenho nenhuma dúvida que teremos novos cursos sendo lançados nos mais diversos campos da Universidade Estadual do Piauí”, complementou.
Com a decisão, os cursos de Bacharelado em Direito e Licenciaturas em História, Letras-Português, Geografia, Matemática e Pedagogia foram remanejados para o campus Poeta Torquato Neto. Enquanto no Clóvis Moura terão os cursos Bacharelados em Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis e Turismo.
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.Sefaz-PI faz prestação de contas em audiência pública do 2º quadrimestre de 2024
A audiência ocorreu na última terça-feira (19), no Plenarinho da Assembleia Legislativa
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir