UESPI precisa oferecer novos cursos sintonizados com a sociedade, diz Rafael Fonteles
O governador defendeu a unificação dos cursos da universidade estadual e relatou que a medida vai permitir que novas graduações sejam lançadas.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), comentou sobre a unificação dos cursos da Universidade Estadual de Piauí (UESPI), no Campus Clóvis Moura e Poeta Torquato Neto, em Teresina.
A medida foi aprovada pelo Conselho Universitário e será válida apenas para os novos estudantes a partir de 2025. Rafael Fonteles defendeu a decisão e afirmou que é necessária uma renovação na matriz curricular que consiga suprir as demandas da população.
“Olha, essa é uma decisão do Conselho Universitário, que tem sua autonomia, mas o que eu tenho sempre dito publicamente é que nós temos que revisar a matriz de cursos da nossa universidade estadual, ou seja, unificar alguns e criar novos cursos, conforme as demandas da sociedade”, explicou.
Para o governador, o campo universitário deve estar antenado aos anseios da sociedade. Fonteles explicou que a unificação abre espaços para que novos cursos sejam lançados na UESPI.
“Nós temos que ter cada vez mais uma universidade sintonizada com os anseios da sociedade, até porque é a sociedade que financia a universidade. Portanto, cada vez mais nós temos que ter cursos antenados com a demanda da sociedade e aumentando a eficiência, para ter turmas realmente compostas com a quantidade de alunos significativa e manter a sustentabilidade na nossa Universidade Estadual. Então, se por um lado vai unificar cursos, certamente, eu não tenho nenhuma dúvida que teremos novos cursos sendo lançados nos mais diversos campos da Universidade Estadual do Piauí”, complementou.
Com a decisão, os cursos de Bacharelado em Direito e Licenciaturas em História, Letras-Português, Geografia, Matemática e Pedagogia foram remanejados para o campus Poeta Torquato Neto. Enquanto no Clóvis Moura terão os cursos Bacharelados em Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis e Turismo.
-
Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade Esperantina -
Teresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026 -
Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município. -
PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares. -
Divulgado resultado preliminar de títulos para concurso de analista no Piauí
Candidatos têm dois dias úteis para interpor recursos; resultado final e convocação serão publicados em fevereiro
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir