Operação do Procon autua 12 estabelecimentos em Parnaíba e Ilha Grande
A operação teve como objetivo fiscalizar diversos estabelecimentos, como supermercados, farmácias, clínicas veterinárias e pontos de revenda de gás de cozinha.
A 2ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, em conjunto com o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), realizou a Operação Pente Fino III nos municípios de Parnaíba e Ilha Grande na última sexta-feira (27). A operação teve como objetivo fiscalizar diversos estabelecimentos, como supermercados, farmácias, clínicas veterinárias e pontos de revenda de gás de cozinha.
Durante a fiscalização, foram emitidos 12 autos de infração, sendo quatro em supermercados por comercialização de produtos vencidos; cinco em farmácias pela ausência de farmacêuticos; duas em clínicas veterinárias por falta de médico veterinário para acompanhar animais internados durante o período noturno; e uma autuação, com apreensão, em um ponto de revenda clandestina de gás de cozinha.
Além disso, dez lojas de um shopping em Parnaíba foram notificadas por não exibirem preços em produtos expostos nas vitrines. Segundo o promotor de Justiça Cristiano Farias Peixoto, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, é obrigatória a exibição dos preços nas vitrines, para que os consumidores possam ter conhecimento dos valores antes de entrarem no estabelecimento.
"Essas operações nos shoppings foram realizadas justamente por conta da falta de preços nas vitrines, que é uma obrigação de todas as lojas”, afirmou o promotor.
A fiscalização em clínicas veterinárias foi realizada em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PI), com quem o Ministério Público do Piauí (MPPI) firmou um acordo de cooperação técnica para a realização de fiscalizações conjuntas. A apreensão de botijões de gás foi conduzida em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil.
Segundo Cristiano Peixoto, as fiscalizações em clínicas veterinárias e farmácias foram motivadas por denúncias dos consumidores, e destacou que é obrigatória a presença de um médico veterinário em clínicas que possuam animais internados. As infrações constatadas serão apuradas em processos administrativos instaurados pela Promotoria de Justiça, que tomará as medidas cabíveis para assegurar o cumprimento das normas de defesa do consumidor.
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro.Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir