Deputada Bárbara do Firmino apresenta projeto para secretário de segurança
A proposta, ainda em fase de minuta, sugere a obrigatoriedade de que todos os provedores de internet que operam no estado configurem o CGNAT.
Na manhã dessa quarta-feira (31), a Deputada Estadual Bárbara do Firmino se reuniu com o Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, para discutir um projeto de lei que visa aumentar a segurança no ambiente digital do Piauí.
A proposta, ainda em fase de minuta, sugere a obrigatoriedade de que todos os provedores de internet que operam no estado configurem o CGNAT (Carrier Grade Network Address Translation), permitindo a identificação dos usuários por meio do protocolo IPv4.
Além dessa configuração, o projeto de lei também prevê que os provedores disponibilizem um canal exclusivo para atendimento de requisições policiais, garantindo maior agilidade no atendimento às demandas das forças de segurança.
Segundo a deputada Bárbara do Firmino essa é uma medida inédita no Brasil e visa coibir a prática de crimes digitais, como estelionato e pornografia infantil, que têm aumentado significativamente no ambiente online.
“Queremos proporcionar uma rede mais segura para os cidadãos piauienses e dar às autoridades ferramentas mais eficazes para investigar crimes cometidos no meio digital”, afirmou a Deputada.
O Secretário de Segurança, Chico Lucas, demonstrou apoio ao projeto, ressaltando que a proposta representa um importante avanço para o combate ao crime cibernético no Piauí, ao estabelecer padrões que permitem identificar a autoria de práticas ilícitas realizadas por meio da internet.
“A iniciativa promete fortalecer a capacidade de atuação da polícia no âmbito digital, criando um ambiente cibernético mais seguro e proporcionando proteção aos usuários que acessam a internet no estado”, pontou o gestor.
Beneficiários do BPC/LOAS devem atualizar cadastrospara evitar bloqueios no Piauí
O BPC é destinado a pessoas idosas, com 65 anos ou mais, e a pessoas com deficiência que sejam incapacitadas para o trabalho e não tenham suporte familiar.Aegea vence leilão para concessão dos serviços de água e esgoto no Piauí
O contrato de 35 anos prevê universalização do serviço em todos os municípios, incluindo áreas rurais, e deve beneficiar cerca de 3,3 milhões de pessoasSasc-PI alerta para atualização cadastral de beneficiários do BPC/LOAS
Conforme a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), 18.745 ainda precisam fazer a atualização, além de outros 11.850 que estão inscritos no CadÚnico, totalizando 102.536.Corrida da Proclamação da República realiza 1ª edição em Teresina
O início está previsto para acontecer às 06h, na Praça da Bandeira, e os participantes devem percorrer 5 km na Avenida Maranhão, que fica às margens do Rio Parnaíba.Rafael Fonteles entrega reforma do Centro de Tempo Integral Áurea Freire em Teresina
A partir de 2025, o Ceti terá também cursos na área de tecnologia, desenvolvimento de sistemas, programação de jogos, marketing digital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir