Secretaria das Mulheres faz ações de conscientização no 'Outubro Rosa'
A Campanha traz programação com lives e atividades presenciais para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce
Durante o mês de outubro, período que marca a campanha mundial de conscientização e prevenção do câncer de mama, a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) estará promovendo uma série de eventos voltados para a saúde da mulher. As atividades incluem lives informativas e ações presenciais com o objetivo de incentivar a prevenção e garantir direitos às mulheres diagnosticadas com a doença.
Segundo o Governo Estadual, a primeira agenda acontece nesta quarta-feira (9), às 11h, com a live “Outubro Rosa: Direitos das Mulheres com Câncer de Mama - O que Você Precisa Saber”. O evento contará com a presença da psicóloga do Centro de Referência Francisca Trindade, Josélia Brito, e do mastologista Dr. Luiz Ayrton, que abordarão os direitos das mulheres com câncer de mama e o que é necessário saber sobre o tratamento e o suporte disponível. A transmissão será realizada pelo perfil oficial da Sempi no Instagram, permitindo que o público possa interagir e tirar dúvidas em tempo real.
Na quinta-feira (10), será a vez do “Minuto Rosa: Conheça seu corpo - O guia do autoexame”, ministrado por Lia Veras, coordenadora de Planejamento da Sempi. A atividade acontece a partir das 8h30, no Centro de Aprendizagem Carlos Novarese, e é direcionada às mulheres beneficiadas pelo Programa Qualifica Piauí, do bairro Anita Ferraz. Durante o encontro, a Fundação Maria Carvalho Santos estará presente para reforçar a importância do diagnóstico precoce por meio do autoexame e orientar as participantes sobre como realizá-lo corretamente. Além disso, serão distribuídas senhas para a realização de mamografias para mulheres com mais de 40 anos, oferecendo uma oportunidade de rastreamento gratuito.
No dia 18 de outubro (sexta-feira), às 10h, a Sempi realiza mais uma live em alusão ao Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama. A discussão será conduzida por Letícia Gualter, coordenadora da Diversidade, Igualdade Racial e Inclusão, e contará com a participação especial da enfermeira Layara Fernandes Barros, que atua como coordenadora da atenção primária à saúde. Com vasta experiência no cuidado integral à saúde da mulher, Layara trará informações relevantes sobre os cuidados no pós-diagnóstico e a rede de apoio disponível no Piauí.
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, representando cerca de 25% dos novos casos de câncer a cada ano. A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. Nesse contexto, o autoexame das mamas e a mamografia desempenham papéis fundamentais.
Governo do Piauí
Outubro Rosa
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir