Procon apreendeu mais de 2 mil botijões de gás irregulares em um ano no Piauí
Segundo o Ministério Público, o Procon tem intensificado a fiscalização contra a venda clandestina de gás de cozinha em todo o estado.
O Ministério Público do Piauí (MPPI), através do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), está ampliando a fiscalização contra a venda clandestina de gás de cozinha (GLP) em todo o estado. Em uma operação conjunta com outros órgãos de segurança, a iniciativa resultou na apreensão de 2.652 botijões de gás em 17 cidades piauienses, de novembro de 2023 até novembro de 2024.
Conforme o Procon, grande parte das apreensões ocorreu em mercadinhos, postos de gasolina e depósitos de bebidas que não possuem autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o comércio de combustíveis. Essa irregularidade, além de ser ilegal, coloca em risco a segurança de consumidores e da população em geral, devido ao risco de explosões e incêndios.
De acordo com o coordenador do Procon e promotor de Justiça, Nivaldo Ribeiro, o trabalho visa garantir que a comercialização de gás GLP no Piauí siga padrões de segurança rigorosos. “A venda clandestina compromete não apenas a segurança do consumidor, mas coloca em risco toda a comunidade ao redor”, afirmou.
Além disso, as vendas de GLP no Brasil são reguladas por normas de segurança rígidas, que exigem autorização da ANP. O Procon informou que a comercialização sem essa licença é crime e pode resultar em multas, medidas essas que visam coibir práticas arriscadas e proteger a vida e segurança dos consumidores. A regulamentação impõe ainda que os estabelecimentos sigam normas específicas de armazenamento e venda, devido ao alto risco envolvido.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Crime
TCE desbloqueia contas da Prefeitura de Teresina para pagar salários de servidores
A medida foi deliberada pelo presidente da Corte, Kennedy Barros, nesta quinta-feira (26) após reunião com representantes da administração municipal.Corpo de Bombeiros combateu mais de 850 incêndios florestais no Piauí
As ações ocorreram por todo o estado, do dia 1º de janeiro ao dia 24 de novembro de 2024.Alta nos preços de frutas e verduras impacta as vendas na Nova Ceasa de Teresina
De acordo com os comerciantes, o ano de 2024 foi marcado por altos e baixos devido aos reajustes nos preços dos alimentos essenciais na mesa dos brasileiros.TCE-PI abre inscrições para seminário voltado a novos gestores em Teresina
O Seminário para os novos gestores municipais 2025-2028 – Edição Teresina será realizado de 13 a 15 de janeiro de 2025.Pacto Pelas Crianças do Piauí implementará 21 brinquedopraças nos municípios
Segundo a secretária a instalação de brinquedopraças é um projeto que visa criar ambientes lúdicos e seguros para as crianças brincarem e desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir