Procon apreendeu mais de 2 mil botijões de gás irregulares em um ano no Piauí
Segundo o Ministério Público, o Procon tem intensificado a fiscalização contra a venda clandestina de gás de cozinha em todo o estado.
O Ministério Público do Piauí (MPPI), através do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), está ampliando a fiscalização contra a venda clandestina de gás de cozinha (GLP) em todo o estado. Em uma operação conjunta com outros órgãos de segurança, a iniciativa resultou na apreensão de 2.652 botijões de gás em 17 cidades piauienses, de novembro de 2023 até novembro de 2024.
Conforme o Procon, grande parte das apreensões ocorreu em mercadinhos, postos de gasolina e depósitos de bebidas que não possuem autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o comércio de combustíveis. Essa irregularidade, além de ser ilegal, coloca em risco a segurança de consumidores e da população em geral, devido ao risco de explosões e incêndios.
De acordo com o coordenador do Procon e promotor de Justiça, Nivaldo Ribeiro, o trabalho visa garantir que a comercialização de gás GLP no Piauí siga padrões de segurança rigorosos. “A venda clandestina compromete não apenas a segurança do consumidor, mas coloca em risco toda a comunidade ao redor”, afirmou.
Além disso, as vendas de GLP no Brasil são reguladas por normas de segurança rígidas, que exigem autorização da ANP. O Procon informou que a comercialização sem essa licença é crime e pode resultar em multas, medidas essas que visam coibir práticas arriscadas e proteger a vida e segurança dos consumidores. A regulamentação impõe ainda que os estabelecimentos sigam normas específicas de armazenamento e venda, devido ao alto risco envolvido.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Crime
Revitalização de restaurante no Mercado Central de Teresina é concluída
Segundo Roncalli Filho, o objetivo é proporcionar mais segurança, conforto e modernidade para comerciantes e visitantes do localRafael Fonteles inaugura nova estação do Metrô de Teresina e anuncia Tarifa Zero
De acordo com o governador, a nova linha possui 2,5 km de extensão e interliga a estação Colorado à Estação Boa Esperança, atendendo, especialmente, os moradores desses bairros e de outras regiões.Arte Santeira do Piauí é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil
Segundo informações do Governo do Piauí, a ocasião além de incentivar a preservação da rica tradição cultural e religiosa do estado, foi uma vitória significativa para os piauiensesTCE alerta 23 prefeituras do Piauí que ultrapassaram limite de gastos com pessoal
Segundo o TCE-PI, o alerta foi motivado por divergências encontradas em relação às despesas apresentadas e os percentuais publicados.Investimento de R$ 100 milhões em infraestrutura aeroportuária impulsiona Piauí
O diretor técnico da Setrans, Gustavo Aquino, destacou que o fortalecimento da aviação regional é uma prioridade para o governador Rafael Fonteles.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir