Viagora

Juíza Valdênia Moura Marques de Sá é empossada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí

Valdênia Moura Marques de Sá é juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Piauí desde 1997 e seu nome foi escolhido para assumir o novo cargo a partir de decisão colegiada do TJ-PI.

Na manhã desta segunda-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) empossou a juíza de Direito Valdênia Moura Marques de Sá, no cargo de juíza eleitoral substituta da Corte. A solenidade aconteceu no Gabinete da Presidência do TRE-PI.

De acordo com o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, que presidiu a sessão solene, a integração da magistrada nos quadros da Corte irá contribuir para a produtividade do órgão. 

Foto: Divulgação/ TRE-PIJuíza Valdênia Moura Marques de Sá
Juíza Valdênia Moura Marques de Sá

"É com muita alegria que recebemos Vossa Excelência na Corte Eleitoral dessa Justiça Especializada, uma magistrada pioneira que foi a primeira juíza a atuar na auditoria da Justiça Militar e que também já esteve à frente das Zonas Eleitorais de Capitão de Campos, onde presidiu o pleito eleitoral de 2012, e de Teresina, na 98ª Zona nos anos 2013/2014", destacou

A empossada fez o juramento e reforçou seu compromisso em desempenhar os deveres de seu cargo de juíza do TRE-PI, cumprindo a Constituição e as Leis da República e defendendo o prestígio e a respeitabilidade da Justiça Eleitoral. Logo em seguida, Valdênia de Sá assumiu o Termo de Posse.

O vice-presidente e corregedor do TRE-PI, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, parabenizou a magistrada e destacou a repercussão nacional dos trabalhos empenhados neste tribunal.

"O TRE-PI tem um histórico de decisões inéditas que fizeram história e transbordaram as margens do tribunal, alcançando repercussão nacional e Vossa Excelência terá muito a contribuir para a nossa jurisprudência, com seu conhecimento, entusiasmo e compromisso. Desejo boas-vindas", disse.

Em seu discurso, a juíza titular do TRE-PI, Maria Luíza de Moura Mello, falou sobre a importância de mais mulheres conquistando espaços no judiciário.

"Agradeço ao Conselho Nacional de Justiça pelos normativos que estabelecem a paridade de gênero no Poder Judiciário, ao desembargador presidente, Sebastião Ribeiro, pela sensibilidade, já empossou três mulheres na Corte, e ao desembargador vice-presidente, Ricardo Gentil, que indicou a magistrada Melissa de Vasconcelos, como juíza auxiliar da Corregedoria e Ouvidora da Mulher. Esse é mais um espaço necessário que nos ajuda a entender que a representatividade feminina nos tribunais é fundamental. Chegar ao TRE é motivo de muita honra e fruto do seu esforço e dedicação ao longo de toda sua carreira. Parabenizo e desejo sucesso nessa sua jornada aqui no tribunal, que será uma experiência gratificante", falou.

Emocionada, a juíza Valdênia de Sá pontuou o apoio dos familiares ao longo de 28 anos de carreira e manifestou seu entusiasmo com os novos desafios que estão por vir.

"Vou falar com o coração. Sou entusiasmada com minha profissão. Vou honrar a confiança depositada em mim. Estou aqui para aprender e para dar minha contribuição na manutenção desses dois pilares da Justiça Eleitoral, a Democracia e a Soberania Popular", concluiu.

Decisão para escolha do nome

Valdênia Moura Marques de Sá é juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) desde 1997 e seu nome foi escolhido para assumir o novo cargo a partir de decisão colegiada do TJ-PI, em 21 de outubro de 2024

A decisão considerou o término do biênio de serventia eleitoral do juiz eleitoral substituto, João Antônio Bittencourt Braga Neto, ocorrido em 8 de novembro deste ano.

Facebook
Veja também