Juíza Valdênia Moura Marques de Sá é empossada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí
Valdênia Moura Marques de Sá é juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Piauí desde 1997 e seu nome foi escolhido para assumir o novo cargo a partir de decisão colegiada do TJ-PI.
Na manhã desta segunda-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) empossou a juíza de Direito Valdênia Moura Marques de Sá, no cargo de juíza eleitoral substituta da Corte. A solenidade aconteceu no Gabinete da Presidência do TRE-PI.
De acordo com o presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, que presidiu a sessão solene, a integração da magistrada nos quadros da Corte irá contribuir para a produtividade do órgão.
"É com muita alegria que recebemos Vossa Excelência na Corte Eleitoral dessa Justiça Especializada, uma magistrada pioneira que foi a primeira juíza a atuar na auditoria da Justiça Militar e que também já esteve à frente das Zonas Eleitorais de Capitão de Campos, onde presidiu o pleito eleitoral de 2012, e de Teresina, na 98ª Zona nos anos 2013/2014", destacou
A empossada fez o juramento e reforçou seu compromisso em desempenhar os deveres de seu cargo de juíza do TRE-PI, cumprindo a Constituição e as Leis da República e defendendo o prestígio e a respeitabilidade da Justiça Eleitoral. Logo em seguida, Valdênia de Sá assumiu o Termo de Posse.
O vice-presidente e corregedor do TRE-PI, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, parabenizou a magistrada e destacou a repercussão nacional dos trabalhos empenhados neste tribunal.
"O TRE-PI tem um histórico de decisões inéditas que fizeram história e transbordaram as margens do tribunal, alcançando repercussão nacional e Vossa Excelência terá muito a contribuir para a nossa jurisprudência, com seu conhecimento, entusiasmo e compromisso. Desejo boas-vindas", disse.
Em seu discurso, a juíza titular do TRE-PI, Maria Luíza de Moura Mello, falou sobre a importância de mais mulheres conquistando espaços no judiciário.
"Agradeço ao Conselho Nacional de Justiça pelos normativos que estabelecem a paridade de gênero no Poder Judiciário, ao desembargador presidente, Sebastião Ribeiro, pela sensibilidade, já empossou três mulheres na Corte, e ao desembargador vice-presidente, Ricardo Gentil, que indicou a magistrada Melissa de Vasconcelos, como juíza auxiliar da Corregedoria e Ouvidora da Mulher. Esse é mais um espaço necessário que nos ajuda a entender que a representatividade feminina nos tribunais é fundamental. Chegar ao TRE é motivo de muita honra e fruto do seu esforço e dedicação ao longo de toda sua carreira. Parabenizo e desejo sucesso nessa sua jornada aqui no tribunal, que será uma experiência gratificante", falou.
Emocionada, a juíza Valdênia de Sá pontuou o apoio dos familiares ao longo de 28 anos de carreira e manifestou seu entusiasmo com os novos desafios que estão por vir.
"Vou falar com o coração. Sou entusiasmada com minha profissão. Vou honrar a confiança depositada em mim. Estou aqui para aprender e para dar minha contribuição na manutenção desses dois pilares da Justiça Eleitoral, a Democracia e a Soberania Popular", concluiu.
Decisão para escolha do nome
Valdênia Moura Marques de Sá é juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) desde 1997 e seu nome foi escolhido para assumir o novo cargo a partir de decisão colegiada do TJ-PI, em 21 de outubro de 2024
A decisão considerou o término do biênio de serventia eleitoral do juiz eleitoral substituto, João Antônio Bittencourt Braga Neto, ocorrido em 8 de novembro deste ano.
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
Bombeiros orientam banhistas sobre cuidados essenciais no fim de ano no Piauí
Segundo os relatórios do CBMEPI, a maior parte das ocorrências está relacionada ao desrespeito às normas de segurançaHorta escolar no CETI Cônego Cardoso em Castelo do Piauí promove educação ambiental
Segundo o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a iniciativa é um exemplo de educação integral..TJ-PI promove Seminário da Semana Internacional da Justiça Restaurativa
Segundo o NUJUR, a Justiça Restaurativa é uma abordagem promovida pelo Poder Judiciário Nacional, que oferece uma alternativa de resolução de conflitosSecretaria de Estado das Mulheres promove palestra sobre assedio em Teresna
a palestra será realizada nessa segunda-feira (18), no auditório da Secretaria de Administração (Sead), no Centro Administrativo em TeresinaInstituto de Terras conclui cadastramento de comunidades em São João do Arraial
O território de Santa Rosa, é o segundo a ser cadastrado pelo Interpi para titulação coletiva no Brasil
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir