Piauí fará parte do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar
No estado, em novembro, será realizada a Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Povos Tradicionais.
A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, participou nessa quinta-feira (31), em Brasília, do lançamento do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, uma iniciativa que visa promover a comercialização de produtos, atividades formativas e atrações culturais nos nove estados do Nordeste.
O circuito é coordenado pelo Consórcio Nordeste, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e diversas organizações, e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar e a economia solidária na região.
Durante o lançamento, Rejane Tavares, que também atua como vice-coordenadora da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, destacou a importância do circuito para fortalecer o setor agrícola e aproximar os consumidores dos produtos regionais. “O Circuito de Feiras nos meses de novembro e dezembro em todos os estados do Nordeste prevê exposições de mais de 300 empreendimentos da agricultura familiar entre cooperativas e associações. Deveremos ter também participação de um público estimado aí em torno de umas 500 mil pessoas rodando entre todas essas feiras. E a participação também de atrações culturais, nacionais e locais, valorizando, como sempre, a agricultura familiar”, enfatizou.
O evento contou também com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que ressaltou o impacto positivo que o circuito terá na promoção de uma alimentação mais natural e saudável. Segundo o ministro, “esse roteiro de feiras representa um salto organizativo da agricultura familiar no Nordeste. A região tem não só uma agricultura familiar pujante, e é fundamental que consigamos produzir produtos saudáveis, naturais, in natura, reeducando o povo brasileiro a se alimentar novamente com esses produtos da cultura alimentar”.
A programação do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar inclui feiras em cada estado do Nordeste, proporcionando uma ampla vitrine para produtos e atividades voltados à agricultura familiar. A jornada será concluída em Salvador, com a Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que reunirá representantes dos nove estados.
Calendário completo do circuito
O calendário de eventos do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar se estende pelos meses de novembro e dezembro, conforme a seguir:
7 a 9 de novembro – Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Rio Grande do Norte)
15 a 17 de novembro – Feira Cearense da Agricultura Familiar
21 a 23 de novembro – Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí
4 a 7 de dezembro – II Feira Maranhense da Agricultura Familiar
5 a 7 de dezembro – Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Sergipe
5 a 8 de dezembro – Feira da Agricultura Familiar de Alagoas
6 a 8 de dezembro – Feira Paraibana da Agricultura Familiar
11 a 15 de dezembro – Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária
11 a 15 de dezembro – III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária – FENAFES, em Salvador
Governo do Piauí
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)
Incêndio atinge fábrica de enchimento de colchões em Teresina
Apesar da dimensão das chamas, ninguém ficou ferido no incidente, mas houve perdas materiais significativas na estrutura da fábrica.Piauí se destaca na emissão da Carteira de Identidade Nacional
Mais de 830 mil dos 3,3 milhões de piauienses já possuem o novo documento, que segue um padrão nacional e utiliza o CPF como número único.Dia de Finados: padre Antônio Barbosa fala da importância de orar e lembrar dos entes
Segundo o sacerdote o dia de finados é um tempo de consolo e reflexão, onde a morte é vista não como um fim definitivo, mas como uma passagem para a vida eterna com Deus.PRF-PI e PM escoltam 1ª captação de múltiplos órgãos em Parnaíba
Segundo informações Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF), logo depois da autorização da família para a doação, a PRF foi chamada para garantir o transporte seguro e ágil dos órgãos.TJ-PI acolhe recurso do Ministério Público e condena homem por lesão corporal
O relator do caso, desembargador José Vidal de Freitas Filho, destacou que foi comprovada a materialidade do crime.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir