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Estudantes de Itainópolis conquistam prêmio nacional com projeto de biodigestor

A pesquisa premiada na Feira Brasileira de Iniciação Científica usa biodigestores para explorar fermentação e consciência ambiental.

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Álvaro Rodrigues, em Itainópolis, Piauí, foram premiados em 3º lugar geral na Categoria D da 12ª Feira Brasileira de Trabalhos de Iniciação Científica na Educação Básica e Técnica (Febrat 2024). 

Segundo a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc), a feira, realizada de forma on-line pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre os dias 29 e 31 de outubro, avaliou mais de 500 projetos inscritos de escolas de todo o país. O projeto premiado, intitulado *"Atividade prática sobre fermentação: uso de biodigestores em aulas de biologia para estudo do metabolismo de leveduras"*, competiu na área de Ciências Biológicas e destacou-se pela abordagem inovadora e criativa no eixo Ensino Médio.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíEstudantes do Piauí conquistam prêmio nacional
Estudantes do Piauí conquistam prêmio nacional

A pesquisa foi desenvolvida no contexto do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr), promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc-PI) por meio do programa "Seduc Tec". O trabalho investigou a aplicação prática de biodigestores, equipamentos que produzem biogás e biofertilizante líquido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, para explorar conceitos biológicos relacionados à fermentação e ao metabolismo das leveduras.

Segundo o professor coordenador, Francisco Costa, a construção e o uso do biodigestor nas aulas de biologia permitem que os alunos compreendam o funcionamento da fermentação, observando processos reais de produção de biocombustíveis e biofertilizantes.

"A vivência com o método científico aproxima os estudantes da prática acadêmica e permite que eles compreendam como a ciência é feita e qual o impacto das pesquisas na sociedade”, destacou o professor.

Francisco Costa ainda explicou que o projeto, além de abordar questões técnicas e científicas, incentiva os estudantes a adotar práticas sustentáveis, mostrando a importância do aproveitamento dos resíduos orgânicos como forma de geração de energia limpa.

“Esses conceitos são fundamentais para que eles entendam a importância das alternativas energéticas e do desenvolvimento sustentável. São temas com os quais eles se identificam e se sentem motivados a explorar e, dessa forma, também ampliam a visão sobre as possibilidades de aplicação da ciência na resolução de problemas reais", completou Costa.

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