Viagora

Estudante da rede estadual aos 52 anos assina RG pela primeira vez em Jaicós

A conquista foi tão significativa que, assim que aprendeu a escrever seu nome, Dona Domingas foi até o Instituto de Identificação na Prefeitura de Jaicós.

Após 40 anos longe da sala de aula, Dona Domingas do Espírito Santo, de 52 anos, vivenciou um momento histórico na vida pela primeira vez, ela assinou o documento de identidade (RG). Desde agosto deste ano, ela frequenta o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professor Mariano da Silva Neto, em Jaicós, município a 364 quilômetros de Teresina.

O ato de escrever o próprio nome, algo comum para muitos, marcou o início da jornada de alfabetização. Hoje, graças ao Programa Alfabetiza Piauí, Dona Domingas é uma das milhares de pessoas que estão descobrindo o poder da educação, aprendendo a ler e escrever.

Casada e mãe de sete filhos, Dona Domingas sempre viveu em Jaicós e teve sua vida limitada pela falta de oportunidades educacionais. Ela começou a frequentar a escola aos 12 anos, mas teve que abandonar os estudos devido à dificuldade de conciliar as obrigações domésticas com a sala de aula. “Eu me sentia muito cansada, chegava na sala e queria dormir. Então abandonei os estudos”, recorda.

No entanto, a história de Dona Domingas começou a mudar em agosto de 2024, quando ela decidiu se matricular nas aulas do Alfabetiza Piauí. Nos primeiros dias, a insegurança tomou conta dela, e ela hesitou ao pegar o lápis e a caneta. O incentivo da professora Lucileide Sousa Silva foi crucial para que ela segue em frente. “Quero agradecer à minha professora. Eu entrei nessa sala de aula e não sabia escrever nem a primeira letra do meu nome. Hoje, tenho um documento com o nome assinado por mim”, conta emocionada.

A conquista foi tão significativa que, assim que aprendeu a escrever seu nome, Dona Domingas foi até o Instituto de Identificação na Prefeitura de Jaicós. Embora tivesse atualizado seu documento no ano anterior apenas com a impressão digital, voltou para solicitar uma nova via, agora com sua assinatura. “Assinar o próprio nome é algo muito simples para alguns, mas, para mim, era uma grande vontade”, diz.

O Programa Alfabetiza Piauí, lançado pelo Governo do Estado e gerido pela Secretaria da Educação (Seduc) em junho, visa alfabetizar 100 mil pessoas até 2026. O programa oferece uma bolsa de R$ 600,00 para incentivar a participação e a permanência nas aulas, além de transporte e alimentação. A trajetória de Dona Domingas, que já recebeu a primeira parcela da bolsa, ilustra a importância do programa não apenas na redução do analfabetismo, mas também na transformação de vidas por meio da educação.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o compromisso do governador Rafael Fonteles com a educação. “A nossa meta é, nos próximos anos, atingir a menor taxa de analfabetismo de jovens e adultos do Brasil. Estamos trazendo essas pessoas de volta para a escola, para que concluam seu processo de letramento, leitura e escrita. Dessa forma, elas terão novas oportunidades, inclusive no mercado de trabalho”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Educação

Facebook
Veja também