Viagora

Governo do Piauí anuncia construção da Barragem Nova Algodões

A obra contará com um investimento superior a R$ 240 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Nessa quinta-feira (07) o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assinaram a ordem de serviço para o início das obras da Barragem Nova Algodões, localizada no município de Cocal, ao norte do estado, durante visita em Brasília.

A obra contará com um investimento superior a R$ 240 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com uma área de 274,18 hectares e capacidade de armazenamento de 55,5 milhões de m³ de água, a nova barragem terá um papel fundamental no abastecimento hídrico da região.

O projeto atenderá tanto a população local, garantindo acesso à água potável, quanto aos setores da agricultura e pecuária, além de possibilitar atividades de lazer. A previsão é de que a obra seja concluída em até dois anos.

Segundo governador Rafael Fonteles a importância estratégica da Barragem Nova Algodões para a segurança hídrica da região, um momento histórico para o Piauí.

“Este é um dia histórico para o Piauí, pois estamos garantindo, com essa obra, uma solução para o abastecimento de água para o consumo humano, a criação de animais e a irrigação. Isso representa um avanço significativo para a qualidade de vida do nosso povo”, afirmou.

O governador participou de uma série de reuniões com a bancada federal do Piauí, onde foram definidas as áreas de saúde e infraestrutura como prioridades para o Orçamento Geral da União. Estiveram presentes os senadores Marcelo Castro e Jussara Lima, além dos deputados federais Castro Neto, Jadyel Alencar, Florentino Neto e Merlong Solano.

Rafael Fonteles ainda se reuniu com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e com outros governadores para discutir ações no combate à dengue nos estados e fortalecer parcerias com o Consórcio Nordeste, especialmente no âmbito do programa Mais Acesso a Especialistas.

Facebook
Veja também