Pesquisa da Uespi utiliza inteligência artificial para mapear inclusão digital
O estudo identifica paradoxo de famílias conectadas à internet, mas sem energia elétrica
Uma pesquisa conduzida pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), sob a liderança do Prof. Orlando Maurício de Carvalho Bert, está lançando luz sobre as disparidades de acesso à internet e à energia elétrica em comunidades do Piauí, através do uso de inteligência artificial. O projeto, financiado pelo edital UESPITECH, recebeu R$ 25 mil para desenvolver tecnologias que facilitam a coleta e análise de dados sobre a inclusão digital no estado.
O estudo revelou um paradoxo preocupante: muitas famílias no Piauí conseguem se conectar à internet, mas vivem sem acesso à eletricidade, o que evidencia uma falha nas políticas de infraestrutura básica. Para o Prof. Orlando, esse mapeamento é um passo essencial para entender as necessidades de inclusão digital e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida dessas comunidades. "Esse mapeamento ajuda a identificar prioridades e promove um avanço importante para a inclusão digital e a melhoria das condições de vida da população", afirmou.
Com a verba do edital UESPITECH, o projeto investiu na criação de ferramentas tecnológicas que coletam e processam dados sobre acesso à energia e à internet em áreas urbanas e rurais do Piauí.
Os dados são analisados com o apoio de inteligência artificial, que permite mapear os pontos mais vulneráveis e visualizar as necessidades específicas de cada comunidade. O objetivo é que essas informações sirvam como base para políticas públicas voltadas à ampliação da infraestrutura de energia e internet, promovendo a inclusão digital e o desenvolvimento local.
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
-
Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade Esperantina -
Teresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026 -
Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município. -
PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares. -
Divulgado resultado preliminar de títulos para concurso de analista no Piauí
Candidatos têm dois dias úteis para interpor recursos; resultado final e convocação serão publicados em fevereiro
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir