Pobreza ainda atinge 45% da população no Piauí, aponta IBGE
De acordo com o IBGE, cerca de 1,49 milhão de pessoas vivem em situação de pobreza e o Piauí ocupa a nona posição no ranking dos estados.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a pobreza no Piauí atingiu 45,3% da população em 2023, embora este número represente uma diminuição de 2,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior, que foi de 48,2%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (4) e são referentes à Síntese de Indicadores Sociais.
O levantamento também evidenciou que a queda foi ainda maior se comparar desde o início da série histórica do IBGE em 2012, resultando em redução de 10,1 pontos percentuais. Naquele ano, o estado possuía 55,4% da população na pobreza.
Segundo os dados do IBGE, em 2023 foi identificada 1,49 milhão de pessoas vivendo em situação de pobreza, já em 2012 havia 1,77 milhão, a diminuição foi de aproximadamente 280 mil pessoas.
Em relação à classificação dos estados mais pobres, conforme a pesquisa, o Piauí saiu da quinta posição em 2012 e agora ocupa o novo lugar.
Ainda conforme o IBGE, a maior proporção de pobreza na população foi registrada no Acre, com 51,5%, seguido do Maranhão, com 51,2%, e do Ceará, com 48,7%. As menores proporções de pobreza foram registradas para Santa Catarina, com 11,5%; Rio Grande do Sul, com 14,4%; e Distrito Federal, com 15,4%.
IBGE
Casamento comunitário celebra união de 281 casais em Teresina neste domingo
A superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, afirmou que o casamento representa um momento muito aguardado pelas pessoas beneficiadas do projeto e simboliza o início de uma nova família.Ouvidoria-Geral do Estado promove atendimentos no Ônibus Lilás em Teresina
Segundo o Governo Estadual, o órgão contribuiu com a ação, levando informação, serviços e acolhimento à população.Homem é condenado a 15 anos de prisão por matar ex-companheira em Picos
De acordo com a denúncia, a mulher foi atingida por dois golpes de facão, nas costelas e no tórax, o último acertou uma veia do coração, levando a morte.STJ mantém indenização de R$ 5 mil à vítima de estupro no Piauí
A decisão foi proferida nessa quinta-feira (5) após julgamento do recurso especial apresentado pelo Ministério Público do Piauí.Esperantina conquista ouro na alfabetização e celebra excelência na educação
O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), reconhecendo o trabalho dedicado da gestão municipal em garantir o direito à alfabetização de suas crianças.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir