Pobreza ainda atinge 45% da população no Piauí, aponta IBGE
De acordo com o IBGE, cerca de 1,49 milhão de pessoas vivem em situação de pobreza e o Piauí ocupa a nona posição no ranking dos estados.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a pobreza no Piauí atingiu 45,3% da população em 2023, embora este número represente uma diminuição de 2,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior, que foi de 48,2%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (4) e são referentes à Síntese de Indicadores Sociais.
O levantamento também evidenciou que a queda foi ainda maior se comparar desde o início da série histórica do IBGE em 2012, resultando em redução de 10,1 pontos percentuais. Naquele ano, o estado possuía 55,4% da população na pobreza.
Segundo os dados do IBGE, em 2023 foi identificada 1,49 milhão de pessoas vivendo em situação de pobreza, já em 2012 havia 1,77 milhão, a diminuição foi de aproximadamente 280 mil pessoas.
Em relação à classificação dos estados mais pobres, conforme a pesquisa, o Piauí saiu da quinta posição em 2012 e agora ocupa o novo lugar.
Ainda conforme o IBGE, a maior proporção de pobreza na população foi registrada no Acre, com 51,5%, seguido do Maranhão, com 51,2%, e do Ceará, com 48,7%. As menores proporções de pobreza foram registradas para Santa Catarina, com 11,5%; Rio Grande do Sul, com 14,4%; e Distrito Federal, com 15,4%.
IBGE
Matrículas para novos alunos da rede estadual do Piauí iniciam na segunda
De acordo com o Governo Estadual, as matrículas devem ser realizadas através do site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ou pelo portal Gov.PI Cidadão.Casamento comunitário celebra união de 281 casais em Teresina neste domingo
A superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, afirmou que o casamento representa um momento muito aguardado pelas pessoas beneficiadas do projeto e simboliza o início de uma nova família.Ouvidoria-Geral do Estado promove atendimentos no Ônibus Lilás em Teresina
Segundo o Governo Estadual, o órgão contribuiu com a ação, levando informação, serviços e acolhimento à população.Homem é condenado a 15 anos de prisão por matar ex-companheira em Picos
De acordo com a denúncia, a mulher foi atingida por dois golpes de facão, nas costelas e no tórax, o último acertou uma veia do coração, levando a morte.STJ mantém indenização de R$ 5 mil à vítima de estupro no Piauí
A decisão foi proferida nessa quinta-feira (5) após julgamento do recurso especial apresentado pelo Ministério Público do Piauí.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir