Lei estadual para reposição florestal é regulamentada no Piauí
Com a alteração na lei estadual nº 8.267, as modalidades de cumprimento da reposição obrigatória foram ampliadas.
A lei estadual nº 8.267 foi regulamentada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), visando a reposição florestal obrigatória no Piauí, para fortalecer a conservação ambiental e a sustentabilidade dos recursos naturais do estado.
Com a alteração, as modalidades de cumprimento da reposição obrigatória foram ampliadas, além disso, estabeleceu-se o fluxo processual de diversas formas, incluindo a servidão ambiental perpétua, a doação de imóveis localizados em unidades de conservação (UC) ao poder público e o recolhimento de valor equivalente ao Fundo Estadual de Unidades de Conservação (Feuc).
Segundo o diretor do Centro de Geotecnologias Ambientais e de Gestão Flores da secretaria, Felipe Gomes, a legislação traz mais variedades, além de regulamentar o processo administrativo.
“Um dos principais objetivos é diversificar as formas de cumprir a reposição florestal obrigatória, que é uma determinação legal de todos os empreendedores que desmatam imóveis, e o outro é regulamentar o processo administrativo e acabar com a inadimplência”, explica o gestor.
Os detentores de autorização de supressão vegetal (ASV), nos últimos cinco anos, devem apresentar comprovantes de cumprimento da reposição florestal, conforme uma das medidas obrigatórias da instrução normativa.
Em caso de descumprimento desta deliberação, o empresário pode ser multado ou resultar em embargo da atividade explorada sobre a área desmatada. “Nós precisamos garantir essa reposição florestal para compensar tudo que a gente autorizou de desmatamento”, destaca o diretor.
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Governo do Piauí
Aeroporto de Teresina deve receber cerca de 14 mil passageiros no Carnaval
De acordo com estimativa da CCR Aeroportos, durante o período, estão previstas 124 operações comerciais de pousos e decolagens.Silvio Mendes entrega 417 registros de imóveis no Residencial Árvores Verdes
A ação faz parte do programa Regulariza Teresina, realizado pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB).Vigilância Sanitária abre processo de licenciamento em Teresina
De acordo com a prefeitura, o objetivo é dar celeridade aos processos e melhorar a eficiência na liberação das licenças, beneficiando tanto os empresários quanto a população.Irrigação garante aumento na produção de agricultores no Piauí
Com novos kits de irrigação, pequenos produtores ampliam cultivos, geram renda e fortalecem a economia local.Fábrica de tijolo ecológico aposta na sustentabilidade e expande produção no Piauí
A empresa Yapo se instala no estado e já fornece para municípios do interior e estados vizinhos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir