Piauí Pet Castramóvel vai realizar 300 atendimentos de animais
De acordo com a Semarh, o controle de natalidade é uma estratégia de combate à zoonoses, ao abandono, além de gerar bem-estar aos animais.
Neste domingo (18), o projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel deu início a primeira edição de 2024, em ação no Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado na Avenida Raul Lopes, em Teresina.
Segundo o Governo do Estado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está cadastrando 300 animais, entre caninos e felinos, para castração social, sem custo.
O cadastro é restrito a pessoas de baixa renda. Para ter acesso, basta apresentar um número de inscrição no CadÚnico. Logo depois, o animal passará por triagem com médico veterinário, para apontar se está apto à cirurgia.
Rita de Cássia Lima, médica veterinária da Semarh, explica o procedimento. “Precisa estar com a pele íntegra, se alimentando bem, fezes em bom estado. Vamos também tirar a temperatura e não pode estar acima do peso”, explica.
De acordo com a Semarh, o controle de natalidade é uma estratégia de combate à zoonoses, ao abandono, além de gerar bem-estar aos animais. O secretário Daniel Oliveira, destacou que a meta da Semarh é alcançar 7 mil animais na capital e interior.
“Com o controle populacional, a gente consegue cuidar melhor dos animais, as famílias têm mais atenção aos seus próprios animais e evita-se o abandono, que é a principal causa de maus-tratos. Muitas vezes eles [animais] reproduzem e, sem condições de cuidar, os tutores terminam abandonando”, explica o gestor.
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR)
Governo do Piauí
Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais - Apipa
TCE desbloqueia contas da Prefeitura de Teresina para pagar salários de servidores
A medida foi deliberada pelo presidente da Corte, Kennedy Barros, nesta quinta-feira (26) após reunião com representantes da administração municipal.Corpo de Bombeiros combateu mais de 850 incêndios florestais no Piauí
As ações ocorreram por todo o estado, do dia 1º de janeiro ao dia 24 de novembro de 2024.Alta nos preços de frutas e verduras impacta as vendas na Nova Ceasa de Teresina
De acordo com os comerciantes, o ano de 2024 foi marcado por altos e baixos devido aos reajustes nos preços dos alimentos essenciais na mesa dos brasileiros.TCE-PI abre inscrições para seminário voltado a novos gestores em Teresina
O Seminário para os novos gestores municipais 2025-2028 – Edição Teresina será realizado de 13 a 15 de janeiro de 2025.Pacto Pelas Crianças do Piauí implementará 21 brinquedopraças nos municípios
Segundo a secretária a instalação de brinquedopraças é um projeto que visa criar ambientes lúdicos e seguros para as crianças brincarem e desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir