Piauí Pet Castramóvel vai realizar 300 atendimentos de animais
De acordo com a Semarh, o controle de natalidade é uma estratégia de combate à zoonoses, ao abandono, além de gerar bem-estar aos animais.
Neste domingo (18), o projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel deu início a primeira edição de 2024, em ação no Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado na Avenida Raul Lopes, em Teresina.
Segundo o Governo do Estado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está cadastrando 300 animais, entre caninos e felinos, para castração social, sem custo.

O cadastro é restrito a pessoas de baixa renda. Para ter acesso, basta apresentar um número de inscrição no CadÚnico. Logo depois, o animal passará por triagem com médico veterinário, para apontar se está apto à cirurgia.
Rita de Cássia Lima, médica veterinária da Semarh, explica o procedimento. “Precisa estar com a pele íntegra, se alimentando bem, fezes em bom estado. Vamos também tirar a temperatura e não pode estar acima do peso”, explica.
De acordo com a Semarh, o controle de natalidade é uma estratégia de combate à zoonoses, ao abandono, além de gerar bem-estar aos animais. O secretário Daniel Oliveira, destacou que a meta da Semarh é alcançar 7 mil animais na capital e interior.
“Com o controle populacional, a gente consegue cuidar melhor dos animais, as famílias têm mais atenção aos seus próprios animais e evita-se o abandono, que é a principal causa de maus-tratos. Muitas vezes eles [animais] reproduzem e, sem condições de cuidar, os tutores terminam abandonando”, explica o gestor.
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR)
Governo do Piauí
Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais - Apipa
Agência Nacional de Águas inspeciona segurança na Barragem Piracuruca
Durante a visita foram avaliadas as condições estruturais da barragem, e foi confirmado que ela está em condições normais de operação.Acidente envolvendo moto deixa homem morto em São José do Piauí
A polícia informou que o acidente ocorreu na madrugada deste sábado (5), na zona rural do município.Banco de Alimentos da Ceasa em Teresina atinge 1,5 milhão de frutas e verduras
De acordo com a Ceasa, as frutas e verduras, provenientes das sobras (que ainda podem ser aproveitadas) da feira e doadas pelos permissionários, garantem segurança alimentarDefesa Civil contabiliza mais de 180 antendimentos no 1º trimestre em Teresina
De acordo com a prefeitura, houve um aumento gradual ao longo do trimestre.Acusado de matar grávida e retirar feto é condenado a 26 anos de prisão no Piauí
O feminicídio aconteceu em novembro de 2020, quando a vítima identificada como Sara Caroliny Borges Gomes da Silva tinha 15 anos e estava grávida de sete meses.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir