Piauí tem a meta de zerar desmatamento ilegal até 2030, diz Semarh
De acordo com a Semarh, o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal do Piauí ainda será submetido à consulta pública no mês de março.
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) anunciou que o Piauí tem a meta de zerar o desmatamento ilegal no Piauí até 2030 e, para isto, uma equipe técnica elaborou um planejamento com ações estratégicas.
De acordo com a Semarh, o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal do Piauí ainda será submetido à consulta pública no mês de março, além da realização de reuniões com os outros órgãos da Comissão Intersetorial e também passará pela análise do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

A medida foi desenvolvida conforme a lei n° 8.094, de 12 de julho de 2023, que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento Ilegal. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, acabar com o desmatamento é uma meta desafiadora.
“É uma diretriz e compromisso de gestão do governador Rafael Fonteles a proteção ao meio ambiente. A meta de zerar o desmatamento é um grande desafio, que com todo o corpo humano e tecnológico da Semarh estamos conseguindo e continuaremos avançando”, pontuou.
Medidas
Segundo a secretaria, a equipe produziu um plano com uma visão sistêmica das várias ações da Semarh que se interligam no combate ao desmatamento ilegal e fortalecem o Instrumento da Política Estadual de Combate ao Desmatamento Ilegal.
Conforme os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Piauí reduziu a taxa no Piauí em 52,21% no ano de 2023, em áreas de desmatamento ilegal. Foram deflagradas ainda 19 operações na defesa da biodiversidade, fauna e flora.
A equipe espera aumentar a taxa de queda dos índices de desmatamento ilegal a cada ano, contribuindo também com a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), segundo previsto no compromisso nacional do Acordo de Paris (tratado internacional para combater o aquecimento global).
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Ministério do Meio Ambiente
Índice de Clima Econômico (ICE)
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa.Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal,Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI.Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir