Procon do Piauí aplica multa de R$ 2 milhões a empresa Apple
Segundo o Procon-PI, a empresa foi multada por vender celulares sem carregadores de baterias, prática considerada abusiva.
No dia 23 de fevereiro, a Junta Recursal do Procon, do Ministério Público do Piauí, determinou aplicação de multa à empresa Apple Computer Brasil no valor de R$ 2.175.925,00 por prática abusiva devido à venda de telefones celulares desacompanhados dos carregadores de bateria.
O processo administrativo, instaurado pela promotora Gilvânia Alves Viana, para apurar indício de infração às relações de consumo cometida pela empresa, foi julgado durante a 2ª sessão da junta.
No entendimento do colegiado, a prática viola os artigos 39, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor (CDC); e 12, incisos I e IX, alínea “d”, do Decreto Federal nº 2.181/97.
A presidente da Jurcon/MPPI, promotora Denise Aguiar, foi responsável por coordenar a reunião de trabalho que julgou 25 processos, sendo 16 recursos, quatro termos de transação administrativa e cinco arquivamentos.
Estiveram presentes na sessão, as promotoras Sílvia Reis e Gilvânia Alves, membros da Junta Recursal, e de advogados. A reunião também foram deliberados assuntos administrativos, como a aprovação da ata da primeira sessão ordinária da Jurcon/MPPI, ocorrida em janeiro deste ano.
O papel da Jurcon é julgar os recursos interpostos por fornecedores de produtos e serviços penalizados pelo poder de polícia do Procon/MPPI.
Outro lado
O Viagora procurou a empresa Apple para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria nenhum representante foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Procon-PI
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro.Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir