TJ declara inconstitucional lei com limite de idade para cargo de delegado no Piauí
Segundo a decisão do Pleno do TJ-PI, o legislador pode fixar limite de idade para acessar cargo público, desde que a limitação seja compatível com o exercício das atribuições do cargo.
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) julgou durante a sessão ordinária realizada na última segunda-feira (18), Ação Direta de Inconstitucionalidade referente à Lei Complementar Estadual nº 37/2004, que limita a 45 anos a idade para ingresso no cargo de delegado de Polícia Civil no estado do Piauí.
Os desembargadores decidiram por unanimidade, que a matéria é inconstitucional, a ação foi proposta pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado. O relator, desembargador Aderson Brito Nogueira, votou para julgar procedente o pedido formulado na ADI e declarar a inconstitucionalidade do inciso II, do § 1º, do artigo 26, da Lei Complementar Estadual nº 37/ 2004, com efeitos a partir da publicação da decisão.

O voto do relator também foi pela “eficácia erga omnes e vinculantes”, ou seja, pela validade da decisão em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário do Estado do Piauí, bem como à administração pública estadual.
O desembargador José Wilson Araújo acompanhou o relator, mas por outro fundamento. Para o magistrado de segundo grau, a Lei Complementar nº37 não estabeleceu a necessidade de atribuições que exigem maior vigor físico dos delegados, conforme estabelece a Súmula 683 do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a decisão do Pleno do TJ-PI, o legislador pode fixar limite de idade para acessar cargo público, desde que a limitação seja compatível com o exercício das atribuições do cargo. “O limite de 45 anos de idade para ingresso no cargo de delegado de polícia se mostra desproporcional e irrazoável, sobretudo quando o candidato é aprovado em todas as etapas do concurso público, inclusive no rigoroso teste de aptidão física. Impedir que o cidadão, aprovado em todas as fases do concurso, seja nomeado unicamente em razão de ter idade superior a 45 anos fere o princípio da igualdade”, concluiu o desembargador-relator.
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Carnaval: 12 mil pessoas devem passar pela rodoviária de Teresina
O Viagora esteve no terminal e também conversou com algumas empresas sobre os destinos mais procurados.Sílvio Mendes suspende cobrança da taxa de esgoto para inscritos no CadÚnico
Em coletiva de imprensa no Salão Nobre do Palacio da Cidade, o chefe do Executivo Municipal comunicou essa e outras medidas.Prefeitura de Teresina antecipa pagamento dos servidores para esta quinta
Conforme o prefeito Silvio Mendes, a medida garante aos servidores a possibilidade de aproveitar o feriado com mais segurança financeira.Carnaval: Corpo Bombeiros alerta foliões sobre consumo de álcool no litoral do Piauí
Segundo o Corpo de Bombeiros, o excesso de bebida potencializa a capacidade física e reduz os reflexos, aumentando o risco de afogamento e outros acidentes.Prefeita de Piripiri cancela Corso 2025 após recomendação do Ministério Público
A recomendação foi expedida pela 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri após realização de audiência pública, no dia 18 de fevereiro deste ano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir