Piauí é reconhecido como zona livre da febre aftosa sem vacinação
Portaria foi publicada nesta segunda-feira e entra em vigor a partir do dia 2 de maio deste ano.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a portaria de Nº 665, de 21 de março de 2024. O índice que reconhece nacionalmente o estado do Piauí como livre de febre aftosa sem vacinação.
No relatório também estão incluídos os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (25), e entra em vigor a partir do dia 2 de maio de 2024.
“Estamos entre os primeiros estados do Nordeste a avançar no status sanitário. Essa é uma conquista da gestão da Sada e Adapi e vai implicar em diversas medidas como a realização da última campanha de vacinação agora em abril, instalação de barreiras sanitárias, proibição da do armazenamento e comercialização da vacina, entre outros”, explica o secretário estadual da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu.
A portaria ainda estipula a proibição do ingresso em território piauiense de bovinos e bubalinos oriundos de estados que ainda vão continuar vacinando, a exemplo do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, com exceção de animais encaminhados para o abate imediato em estabelecimentos sob serviço de inspeção oficial.
“E sobre os pequenos ruminantes, oriundos desses estados que ainda irão continuar vacinando, somente poderão ingressar no Piauí com a carga lacrada, rota definida pela Adapi, os animais devem ser identificados individualmente e com sorologia negativa para febre aftosa. Isso é um ganho, um avanço para o Piauí, uma vitória da Sada e da Adapi para o setor produtivo, que vai valorizar o nosso rebanho, nossos produtos e abrir as porteiras do Piauí para todo o mundo”, explica Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).
Última campanha de vacinação
Antes da vigência da portaria, o Piauí precisa realizar a última campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A imunização vai ocorrer de 1º a 30 de abril em todo o Estado. A meta é vacinar 100% do rebanho que é de cerca de 2 milhões de animais.
Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA)
Governo do Piauí
Prefeitura de Esperantina abre inscrições para o Auxílio Universitário 2025
O objetivo do programa é contribuir para cobrir despesas relacionadas ao transporte, material didático e outras necessidades acadêmicas.Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade.Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade EsperantinaTeresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir