Cresce índice de mulheres que se tornam mães depois dos 30 anos no Piauí
Os dados sobre o perfil das mães no Piauí foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um levantamento sobre o perfil das mães no Brasil, apontando que no Piauí o número de mães mais jovens reduziu e o de mulheres cada vez mais em idade avançada aumentou. Os dados são referentes aos anos de 2010 a 2022.
De acordo com o IBGE, em 2010, por exemplo, cerca de 21,46% das crianças nasceram de mulheres com menos de 20 anos de idade, fato que se alterou em 2022, quando caiu para 14,57% dos nascimentos provenientes de mães naquela faixa etária, queda de 6,89 pontos percentuais.
Ainda segundo o levantamento, as mães na faixa etária de 30 a 39 anos de idade apresentaram um crescimento no Piauí. Em 2010, cerca de 19,63% das crianças nasceram de mães naquela faixa etária e, em 2022, esse número saltou para 32,39%, elevação de 12,76 pontos percentuais no período.
Os dados também apontaram um crescimento no índice de mulheres que se tornaram mãe aos 40 anos, registrando um aumento de 1,65 ponto percentual.
O IBGE informou que o Piauí está equiparado à realidade de todo o Brasil. Assim, em 2022, cerca de 12,1% dos nascimentos foram por parte de mulheres na faixa etária de menos de 20 anos; aproximadamente 49,2% dos nascimentos foram de mulheres na faixa etária de 20 a 29 anos; um total de 34,5% dos nascimentos foram de mulheres na faixa etária de 30 a 39 anos e, por fim, cerca de 4,2% dos nascimentos foram de mulheres de 40 anos ou mais de idade.
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir