Piauí inicia vigilância sorológica da Febre Aftosa nos municípios
A sorologia em propriedades rurais é fundamental para o status de zona livre da doença sem vacinação.
A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) informou está intensificando esforços na realização de sorologias para febre aftosa em 85 propriedades rurais distribuídas em mais de 60 municípios do estado.
De acordo com a Adapi, a iniciativa é uma etapa crucial para que o Piauí seja reconhecido internacionalmente como uma zona livre da doença sem vacinação pela Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).
Simone Lima, coordenadora do Programa Estadual de Vigilância para Febre Aftosa, explicou a importância da sorologia e de aferir se há a circulação do vírus causador da febre aftosa nas regiões.
"Essa sorologia servirá como base do estudo coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para comprovar que não existe a circulação do vírus da febre aftosa nessas regiões. A metodologia utilizada e os resultados obtidos irão compor o relatório que será enviado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)." A seleção das propriedades foi feita por amostragem, totalizando 85 propriedades no Piauí, e se somará a outros estados do país que também pleiteiam a mudança de status, chegando a 333 estabelecimentos rurais nesta área.
Com a coleta de sangue em aproximadamente 700 bovinos de 6 a 24 meses, realização de inspeções clínicas e conferências de rebanho, a Adapi visa fornecer dados substanciais para um estudo coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Esse estudo tem como objetivo comprovar a ausência de circulação do vírus da febre aftosa nessas regiões, sendo fundamental para a mudança de status sanitário.
A agência comunicou ainda que o estudo concentra-se na vigilância sorológica nos estados do Piauí, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima, que compõem a Área 3. Essa ação visa subsidiar a expansão da área do território nacional reconhecida como livre de febre aftosa, onde a vacinação não é praticada.
Febre Aftosa
-
Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro. -
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir