Decreto reforça regularidade do controle interno nos órgãos do Piauí
O Governo Federal através do sistema verifica se os entes federativos estão em conformidade com as obrigações previstas pela legislação para recebimento de transferências voluntárias da União.
O Governo do Piauí publicou o Decreto nº 22.811/2024, que estabelece procedimentos a serem adotados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual.
De acordo com o decreto, os órgãos e entidades deverão manter atualizada a regularidade fiscal, econômico-financeira e administrativa bem como atender a todas as exigências previstas no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Fazenda.
O Governo Federal através do sistema verifica se os entes federativos estão em conformidade com as obrigações previstas pela legislação para recebimento de transferências voluntárias da União, como convênios, empréstimos e financiamentos.
O decreto define ainda entre diversos pontos, os responsáveis em cada órgão/entidade para realização do acompanhamento, os documentos necessários, prazos para o cumprimento e sanções previstas.
O documento também estabelece os procedimentos a serem seguidos em caso de extinção de órgãos ou entidades, devendo efetivar a baixa junto à Receita Federal e Caixa Econômica Federal.
O cumprimento de todas as exigências previstas é fundamental para estabelecer os controles internos nos órgãos/entidades, a governança fiscal e financeira do Estado, bem como garantir o acesso a recursos federais.
Segundo a controladora-geral do Estado, Amparo Esmério, o decreto atribui aos diretores da Unidade Administrativo-Financeira, acompanha diretamente a situação pelo sistema.
“O decreto atribui aos diretores da Unidade Administrativo-Financeira, ou servidores designados por ele, acompanhar diariamente a situação no Sistema do CAUC e no Portal e-CAC. Em caso de pendências ou restrições, devem ser tomadas providências imediatas para regularização, dentro de um prazo máximo de cinco dias úteis", explica.
Prazo para recadastramento do rebanho termina dia 31 de dezembro no Piauí
A declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no estado é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal.Produção de mel piauiense ganha destaca nacional e internacional
Piauí tem ganhado destaque tanto no mercado nacional quanto internacional, com pelo menos três cooperativas do estado certificadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).Prefeito de União e Ministério Público assinam acordo para instalação de Procon
Segundo o MPPI, serão cedidos ao município de União, móveis de escritório, equipamentos de informática e a licença de uso de programas necessários ao funcionamento do Procon MunicipalTJ-PI funcionará em plantão judicial e administrativo durante recesso
Conforme informado pelo TJ-PI, no 2º grau de jurisdição, haverá disponibilidade diária de um desembargador, um juiz, um oficial de justiça e servidores para atender às demandas dos jurisdicionadosConcerto com músicas da Disney reúne grande público no Parque da Cidadania
Segundo a Prefeitura de Teresina, em um ambiente mágico, a população interagiu com os personagens, cantou músicas tradicionais e vivenciou um dos momentos mais especiais do mês
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir