Decreto reforça regularidade do controle interno nos órgãos do Piauí
O Governo Federal através do sistema verifica se os entes federativos estão em conformidade com as obrigações previstas pela legislação para recebimento de transferências voluntárias da União.
O Governo do Piauí publicou o Decreto nº 22.811/2024, que estabelece procedimentos a serem adotados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual.
De acordo com o decreto, os órgãos e entidades deverão manter atualizada a regularidade fiscal, econômico-financeira e administrativa bem como atender a todas as exigências previstas no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Fazenda.
O Governo Federal através do sistema verifica se os entes federativos estão em conformidade com as obrigações previstas pela legislação para recebimento de transferências voluntárias da União, como convênios, empréstimos e financiamentos.
O decreto define ainda entre diversos pontos, os responsáveis em cada órgão/entidade para realização do acompanhamento, os documentos necessários, prazos para o cumprimento e sanções previstas.
O documento também estabelece os procedimentos a serem seguidos em caso de extinção de órgãos ou entidades, devendo efetivar a baixa junto à Receita Federal e Caixa Econômica Federal.
O cumprimento de todas as exigências previstas é fundamental para estabelecer os controles internos nos órgãos/entidades, a governança fiscal e financeira do Estado, bem como garantir o acesso a recursos federais.
Segundo a controladora-geral do Estado, Amparo Esmério, o decreto atribui aos diretores da Unidade Administrativo-Financeira, acompanha diretamente a situação pelo sistema.
“O decreto atribui aos diretores da Unidade Administrativo-Financeira, ou servidores designados por ele, acompanhar diariamente a situação no Sistema do CAUC e no Portal e-CAC. Em caso de pendências ou restrições, devem ser tomadas providências imediatas para regularização, dentro de um prazo máximo de cinco dias úteis", explica.
Teresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares.Divulgado resultado preliminar de títulos para concurso de analista no Piauí
Candidatos têm dois dias úteis para interpor recursos; resultado final e convocação serão publicados em fevereiroPrefeitura de Esperantina realiza 2ª Edição da Corrida de São Sebastião
O evento reuniu atletas e entusiastas do esporte, fortalecendo o espírito comunitário e incentivando a prática de atividades físicas no município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir