Piauí vai institucionalizar Comissão para Erradicar Trabalho Escravo
O evento de oficialização acontecerá nesta segunda-feira (13) às 8h30 no auditório da Secretaria de Estado de Administração (Sead).
Na manhã da próxima segunda-feira (13), o Estado do Piauí vai institucionalizara a primeira Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas (Coetrae-PI). O evento de oficialização acontecerá às 8h30 no auditório da Secretaria de Estado de Administração (Sead), localizado no Centro Administrativo, Avenida Pedro Freitas, 2° andar, em Teresina.
Além da formalização da comissão, será lançado durante o evento o 3º Plano Estadual de Erradicação do Aliciamento e de Prevenção ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas no Piauí. A programação inclui a exibição de um vídeo que aborda a realidade do trabalho escravo no estado e a posse dos titulares e suplentes da diretoria da Coetrae-PI.
O procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho do Piauí (MPT-PI), Edno Carvalho Moura, além de representantes de entidades nacionais e locais, do governo e da sociedade civil marcarão presença no evento. Também irão comparecer os representantes da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Conforme o Governo do Piauí, a Coetrae-PI será uma instância colegiada de caráter consultivo, deliberativo e propositivo, encarregada de acompanhar políticas, planos e ações de promoção ao migrante, trabalhos legislativos, projetos de cooperação técnica. Desta forma, será papel da comissão: a realização de estudos, pesquisas e campanhas preventivas, e articulações políticas interinstitucionais no enfrentamento ao trabalho e ao tráfico de pessoas.
Para Ana Cristina Martins, coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Escravo da Superintendência de Igualdade Racial e dos Povos Originários da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), a criação da Coetrae vai proporcionar apoio e inclusão abrangentes aos trabalhadores vítimas de trabalho análogo a escravidão.
Ministério Público do Trabalho
-
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão. -
MP investiga ex-prefeito de Lagoa do Piauí por contrato sem licitação de R$ 78 mil
A promotora de justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza assinou a portaria, publicada no Diário Oficial do MPPI. -
Educação de Esperantina realiza formação do PPAIC com foco na aprendizagem
A medida visa reduzir os impactos da estiagem na produção agrícola e no abastecimento de água no interior do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir