Laboratório confirma que não há circulação do vírus da Febre Aftosa no Piauí
Segundo o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Mapa, foram analisadas amostras de soro sanguíneo de 587 bovinos piauienses.
O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Mapa (LFDA-PA) analisou amostras de soro sanguíneo de bovinos piauienses e comprovou que não há circulação/transmissão do vírus da Febre Aftosa em rebanhos no Piauí.
Segundo o Governo do Piauí, as amostras de 587 animais foram enviadas pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), durante o mês de abril.
O gerente de Defesa Animal da Adapi, Idílio Moura, destacou a importância desse estudo, que ocorreu em bovinos de 85 propriedades rurais distintas.
“Esse estudo faz parte de requisitos exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) para que o Piauí possa ser reconhecido como zona livre da doença sem vacinação. Foram encaminhadas amostras de 587 animais, de 85 diferentes propriedades rurais, distribuídas em 65 municípios piauienses, com resultados negativos (não reagentes)”, enumerou Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi.
Conforme o secretário da Sada, Fábio Abreu, o resultado representa o cumprimento de uma meta para o Piauí que foi conquistada com esforço conjunto do Governo, da secretaria e da Adapi.
“Essa comprovação é uma conquista para o Piauí, e é fruto de um trabalho em parceria, entre os criadores, o governo do Estado, Sada e Adapi. Graças a campanhas sucessivas e massivas de vacinação contra a Aftosa, os altos índices de cobertura vacinal alcançados pelo Piauí e vigilâncias realizadas, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) pode comprovar que o Piauí está isento da doença através de testes de diagnósticos”, comemorou.
Febre Aftosa
Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi)
Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada)
TJ-PI acolhe recurso do Ministério Público e condena homem por lesão corporal
O relator do caso, desembargador José Vidal de Freitas Filho, destacou que foi comprovada a materialidade do crime.Drogaria Globo é investigada pelo Ministério Público do Trabalho
As portarias foram assinadas pelos procuradores Maria Elena Moreira Rêgo e José Heraldo de Sousa em 29 de outubro deste ano.Rafael Fonteles destaca integração das forças como sugestão para a proposta nacional
O presidente Lula declarou em seu discurso que a apresentação dessa PEC é o começo de uma grande discussão para criação de um sistema único de segurança pública.Bombeiros do Piauí retornam ao Brasil após missão de combate a incêndios na Bolívia
A operação humanitária contou com 44 dias de trabalho em áreas de preservação e comunidades indígenas com apoio internacionalTrês chapas registram candidaturas à presidência da OAB Piauí
A votação ocorrerá nas dependências da Sede da Seccional em Teresina, além das 20 Subseções da OAB em todo o estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir