Fiéis celebram Corpus Christi com missa na Catedral Metropolitana de Teresina
A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (30), na catedral localizada no Centro da cidade de Teresina.
Nesta quinta-feira (30), a comunidade católica no Brasil celebra a solenidade de Corpus Christi, importante dia litúrgico que acontece 60 dias após a Quinta-feira Santa. Uma missa foi realizada nesta tarde na Catedral de Nossa Senhora das Dores, localizada no Centro de Teresina.
De acordo com a Arquidiocese de Teresina, a origem dessa celebração remonta ao século XIII. Naquela época, o sacerdote Pedro de Praga, buscando reforçar sua fé na presença real de Cristo na Eucaristia, presenciou um milagre. A hóstia sagrada transformou-se em carne viva, respingando sangue e manchando o corporal.
O evento extraordinário levou o Papa Urbano IV a instituir a festa de Corpus Christi em 11 de agosto de 1264, como uma solenidade pública para toda a Igreja. Desde então, essa celebração tornou-se uma manifestação pública de fé no Santíssimo Sacramento, demonstrando amor e devoção ao Corpo e Sangue do Senhor.
Em Teresina, a Santa Missa Solene foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Juarez Marques, que destacou a importância da data para os fiéis. "A Eucaristia é fonte e ápice da vida cristão, por isso hoje a igreja se une em torno da solenidade de Corpus Christi", afirmou.
Também faz parte da programação religiosa uma procissão eucarística até o Adro da Igreja de São Benedito, onde serão entoados louvores e bênção do Santíssimo Sacramento.
Igreja São Benedito
Arquidiocese de Teresina
Piauí fará parte do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar
No estado, em novembro, será realizada a Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Povos Tradicionais.Incêndio atinge fábrica de enchimento de colchões em Teresina
Apesar da dimensão das chamas, ninguém ficou ferido no incidente, mas houve perdas materiais significativas na estrutura da fábrica.Piauí se destaca na emissão da Carteira de Identidade Nacional
Mais de 830 mil dos 3,3 milhões de piauienses já possuem o novo documento, que segue um padrão nacional e utiliza o CPF como número único.Dia de Finados: padre Antônio Barbosa fala da importância de orar e lembrar dos entes
Segundo o sacerdote o dia de finados é um tempo de consolo e reflexão, onde a morte é vista não como um fim definitivo, mas como uma passagem para a vida eterna com Deus.PRF-PI e PM escoltam 1ª captação de múltiplos órgãos em Parnaíba
Segundo informações Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF), logo depois da autorização da família para a doação, a PRF foi chamada para garantir o transporte seguro e ágil dos órgãos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir