Corregedoria do Piauí promoverá II Semana Nacional do Registro Civil
O evento acontecerá de 13 a 17 de maio no Centro Cultural Clube dos Diários, localizado na Rua Álvaro Mendes (Centro-Sul).
A Corregedoria do Foro Extrajudicial do Piauí realiza, de 13 a 17 de maio, a II Semana Nacional do Registro Civil Registre-se! para disponibilizar serviços gratuitos às populações em situação de vulnerabilidade social, em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, indígenas e egressos do cárcere de Teresina e região.
O evento será sediado no Centro Cultural Clube dos Diários, localizado na Rua Álvaro Mendes (Centro-Sul), e contará com instituições e parceiros diversos, como a Justiça Itinerante, Defensoria Pública, dentre outros, bem como cartórios da zona metropolitana de Teresina.
Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Carlos Augusto Arantes Júnior, a ação é um evento de cidadania de grande impacto no Piauí que, já na sua primeira edição, em 2023, realizou a solicitação de mais de 1.100 emissões de segundas vias de nascimento e de casamento à população em vulnerabilidade social de Teresina e região.
“A Semana Nacional do Registro Civil-Registre-se! é, aqui no Piauí, um evento que, para além da garantia dos direitos fundamentais à população em vulnerabilidade social, traz atendimentos à população institucionalizada da capital e ao público-geral, de forma simplificada e gratuita, para que as mesmas consigam regularizar as suas documentações pessoais para o pleno exercício de suas cidadanias. Também, em concomitância aos atendimentos de Teresina, neste ano teremos dois dias de atendimentos ocorrendo na Associação dos Povos Indígenas de Nazaré, no município de Lagoa de São Francisco, voltados à população indígena da região”, explica o juiz.
De acordo com a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, o Registre-se! é uma festa que celebra a busca por cidadania e inclusão social a todos e todas.
“Nesta segunda edição da Semana Nacional do Registro Civil, a Corregedoria do Foro Extrajudicial está buscando abarcar toda a população da Grande Teresina, seja o público privado de liberdade, a população em situação de vulnerabilidade social ou o público-geral teresinense, bem como a população dos povos originários de Lagoa de São Francisco, para que todos(as) possam ter o acesso à atendimentos-cidadãos eficientes, acessíveis e céleres, de forma gratuita. Esta é, sem dúvidas, uma grande festa de celebração à cidadania”, destaca.
Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí
Conselho Nacional de Justiça
Corregedoria Geral da Justiça (CGJ)
Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade.Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade EsperantinaTeresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir