Secretaria de Segurança devolve mais 400 celulares roubados em Teresina
Delegações de segurança de outros estados também estiveram presentes para conhecer de perto a iniciativa.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí realizou nesta quinta-feira (13), a a restituição de 400 celulares roubados ou furtados, após a divulgação do 5º edital de convocação. A iniciativa faz parte de um projeto pioneiro na recuperação de dispositivos móveis, que tem se destacado pela eficácia e já está atraindo a atenção de outras unidades federativas.
O delegado Matheus Zanatta, superintendente da SOI (Superintendência de Operações Integradas) da Polícia Civil do Piauí, comentou sobre o sucesso da ação. "Nós lançamos um edital de convocação nas nossas redes sociais, a restituição começou às 8h30 da manhã e vai até às 14 horas. O Piauí está escrevendo uma página na história do Brasil na área de segurança pública com esse projeto celular, que é pioneiro e se tornou nacionalmente conhecido pela sua eficácia, tanto na apreensão e recuperação dos celulares, como na diminuição da criminalidade", afirmou.
Segundo o delegado, nos primeiros cinco meses deste ano, houve uma redução de quase 42% no roubo de celulares no estado do Piauí, comparado ao mesmo período do ano passado. Além disso, a recuperação de celulares aumentou em quase 200%. Esses números destacam a efetividade do projeto, que também tem inspirado outras secretarias de segurança pelo país.
"O projeto está atraindo a visita de 11 estados da federação hoje, que vieram acompanhar nosso trabalho. Já recebemos a visita de outros sete estados, incluindo o secretário de Segurança Pública do Amazonas na semana passada. No total, 18 estados já vieram conhecer nosso projeto", destacou Zanatta.
Elda Raiano, uma das pessoas que receberam seus celulares de volta nesta quinta-feira, expressou sua surpresa e alegria. Assaltada em 2023, ela compartilhou sua experiência: "Eu não tinha esperanças de conseguir o celular de volta. Fiquei sem acreditar quando recebi a mensagem. Eu disse, 'meu Deus do céu', olhei de novo para confirmar e realmente era a mensagem. Fiquei sem palavras".
Uma referência nacional
Delegações de segurança de outros estados também estiveram presentes para conhecer de perto a iniciativa. Emerson Moura, diretor de inteligência da Secretaria de Segurança do Estado do Tocantins, elogiou o projeto: "Um projeto de excelência. Parabenizo a Secretaria de Segurança Pública do estado do Piauí. As boas práticas não têm que ser escondidas. O secretário de Segurança Pública do Tocantins determinou que eu viesse conhecer e possivelmente estabelecer uma parceria para levar esse projeto ao nosso estado. Hoje enfrentamos um grave problema de roubo de celulares no país, e este projeto pode ser uma solução eficaz".
Wagner dos Santos, representante da segurança pública do Paraná, também destacou a importância da iniciativa. "A visita está sendo bem interessante, porque é um projeto pioneiro no cenário nacional. Viemos conhecer este projeto, e é uma grande satisfação ver as pessoas revendo seus bens, especialmente depois de momentos estressantes. Nossa ideia é adaptá-lo à nossa realidade e implementá-lo no nosso estado", disse ele.
O projeto de restituição de celulares roubados ou furtados do Piauí está se tornando uma referência nacional, mostrando que medidas bem planejadas e executadas podem reduzir significativamente a criminalidade e recuperar bens perdidos.
Superintendência de Operações Integradas (SOI)
Matheus Zanatta
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir