Viagora

Governo cria Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Piauí

A comissão tem o objetivo de coordenar a Política e o Plano Estadual de Educação Ambiental.

Em uma iniciativa voltada para fortalecer a educação ambiental em todo o estado, o Governo do Piauí instituiu a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Piauí (Ciea-PI). Esta comissão, vinculada às secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Educação (Seduc), foi formalizada pelo Decreto nº 23.049, em conformidade com os artigos 16 e 17 da Lei nº 8.100, que estabelece a Política Estadual de Educação Ambiental.

Segundo o governo do Piauí, a principal missão da Ciea-PI é coordenar a execução da Política e do Plano Estadual de Educação Ambiental, interligando e normatizando as atividades de educação ambiental no estado. A comissão também tem a responsabilidade de propor diretrizes aos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente, de Recursos Hídricos, de Educação e de Saneamento Básico, promovendo uma abordagem integrada e holística à educação ambiental.

“A ação é um compromisso da gestão do governador Rafael Fonteles, coordenado pela Semarh, de fortalecer a sinergia entre a Semarh e Seduc nas ações de educação ambiental”, afirmou o professor Marcelo Amorim, gerente do Centro de Educação Ambiental da Semarh. Ele enfatizou que a comissão pretende fomentar parcerias estratégicas entre diversas entidades, incluindo instituições governamentais, não governamentais, educacionais, empresariais, de classe e comunitárias, visando um esforço conjunto para a promoção da educação ambiental.

A Ciea-PI também se dedicará a estimular, fortalecer, acompanhar e avaliar a implementação das políticas nacional e estadual de educação ambiental, assegurando que estas diretrizes sejam efetivamente incorporadas no estado do Piauí.

Paralelamente, as secretarias já estão desenvolvendo uma série de atividades através do programa ECO EducAÇÃO, lançado em 2023. Este programa tem como objetivo principal criar um planejamento abrangente para a qualificação de professores e de toda a comunidade escolar. 

A meta é implantar a educação ambiental de maneira integrada, permanente e contínua no sistema de ensino público estadual, garantindo que o tema esteja presente de forma eficaz e transformadora no cotidiano escolar.

Facebook
Veja também