Rafael Fonteles adere à parceria para enfrentamento da desertificação
As ações devem ser concentradas nos municípios de Gilbués e São Gonçalo do Gurguéia, que possuem grandes áreas desertificadas.
O governador Rafael Fonteles anunciou nesta segunda-feira (17) a adesão do estado do Piauí a uma parceria estratégica voltada para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a recuperação de áreas degradadas. O acordo, firmado em Brasília, envolve uma colaboração entre o Governo do Estado, o governo federal, universidades e diversas instituições.
As ações serão concentradas principalmente nos municípios de Gilbués e São Gonçalo do Gurguéia, regiões conhecidas por suas extensas áreas desertificadas.
A iniciativa, que busca unir esforços de múltiplos setores, conta com a participação dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); e do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA). Órgãos federais como a Embrapa e algumas prefeituras locais também estão engajados.
"É um esforço intersetorial com vários ministérios, Governo do Estado e academia, para darmos continuidade a um processo antigo de recuperação de áreas degradadas no estado do Piauí, especialmente na área de desertificação ali em Gilbués e entorno", afirmou o governador Fonteles.
A reunião de assinatura do acordo foi conduzida pelo ministro Wellington Dias (MDS). A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também esteve presente e destacou a importância da retomada de ações previamente executadas pelo governo federal, mas que haviam sido interrompidas antes da atual gestão do presidente Lula.
"Questões complexas a gente só consegue resolver se for um esforço de todos, com a participação da comunidade científica e das pessoas que estão diretamente naquela área, para fazer a restauração, o enfrentamento da desertificação no contexto de mudança climática", explicou Marina Silva.
O ministro Paulo Teixeira (MDA) enfatizou o impacto das mudanças climáticas nos pequenos agricultores, ressaltando que o ministério atuará no eixo da assistência técnica e extensão rural, apoiando a agricultura familiar. "O ministério vai prover com treinamento da Embrapa, todos os conhecimentos existentes nas universidades. E também com o projeto Dom Helder Câmara que já tá no semiárido há muito anos e que pode também trazer esse saber para lá", afirmou Teixeira.
A Embrapa, por sua vez, disponibilizará tecnologias de restauração e conservação do solo e da água, bem como métodos para a recuperação de áreas degradadas. O órgão propõe a realização de caravanas para treinar técnicos e as comunidades locais, incentivando a atuação conjunta neste trabalho essencial.
Rafael Fonteles expressou sua satisfação com a formação da parceria, destacando nas redes sociais: "Ficamos muito felizes de contar com essa parceria importante para, de fato, nos próximos meses, darmos uma resposta efetiva e definitiva para a recuperação das áreas e para termos atividades econômicas compatíveis com o meio ambiente, gerando renda para a população que vive nesses municípios. Uma grande parceria pela nossa gente".
Governo do Piauí
Meio Ambiente
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir