Viagora

Centro de Testagem realiza mais de 7 mil exames no Piauí

Conforme a Sesapi, foram realizados exames de HIV, sífilis, Hepatites B e C, marcando um aumento significativo de 16,84%.

Entre janeiro e abril de 2024, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Piauí realizou um total de 7.398 exames de HIV, sífilis, Hepatites B e C, marcando um aumento significativo de 16,84% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a ampliação da quantidade de exames realizados pelo CTA Estadual faz parte das metas estabelecidas para 2024, que visam aumentar em 5% o número anual de testes realizados.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíTestagem
Testagem

Cristiana Rocha, coordenadora do CTA Estadual, atribui esse crescimento à expansão da equipe técnica responsável pelos exames e à capacitação voltada ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto nos CTAs estaduais quanto nos municipais.

“O principal motivo desse aumento de exames foi o estado trabalhar para facilitar o acesso desses testes para as populações mais vulneráveis. Facilitar esse acesso incentiva as pessoas a procurarem o diagnóstico e a continuarem com o acompanhamento para o tratamento quando os casos são positivos”, fala a coordenadora.

Karinna Amorim, coordenadora de doenças transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), ressaltou a importância desses resultados para o enfrentamento das doenças e para o cuidado contínuo com a saúde da população. Ela enfatizou a necessidade de melhorar ainda mais a qualidade das informações para que o estado possa implementar ações de saúde mais eficazes.

“Aumentar o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis vem sendo uma das metas da Sesapi e esse aumento de exames do CTA é essencial para que isso se cumpra. Somente por meio do diagnóstico precoce podemos encaminhar essas pessoas para o tratamento oportuno e, dessa forma, quebrar a cadeia de transmissão da doença”, fala Karinna Amorim.

Facebook
Veja também