Viagora

Dr. Pessoa visita as instalações da Usina de Compostagem no bairro Pedra Mole

A recepção foi feita na manhã desta quarta-feira (05) pelo secretário de Produção Agropecuária (SEMP), Marcelo Araújo.

Na manhã desta quarta-feira (05), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, visitou as instalações da Usina de Compostagem Orgânica, localizada no bairro Pedra Mole, zona Leste da capital.  

A recepção foi feita pelo secretário de Produção Agropecuária (SEMP), Marcelo Araújo. A Usina retomou as atividades por meio de parcerias com a empresa “Waste Reverse”, com a concessionária de Água e Esgoto do município (Águas de Teresina /AEGEA) na destinação correta de resíduos de Esgoto.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaPrefeito de Teresina realiza visitas as instalações da Usina de Compostagem orgânica
Prefeito de Teresina realiza visitas as instalações da Usina de Compostagem orgânica

Segundo o prefeito Dr. Pessoa, o projeto é um novo modelo de gestão para os problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado do resíduo sólido urbano. “É um processo de grande importância para o meio ambiente e prioriza a saúde das pessoas”.

De acordo com Marcelo Araújo, secretário de Produção Agropecuária (SEMP), para beneficiar o meio ambiente, a usina de compostagem faz o beneficiamento, transforma em um adubo que é um adubo orgânico, e faz doações para as hortas e para os campos agrícolas.

“Em primeiro lugar, que a gente tira um lixo que ia ser despejado em lugares inapropriados, material orgânico, e vai entrar em decomposição, gerando efeitos nocivos ao meio ambiente. E a gente traz isso aqui para a usina de compostagem, faz o beneficiamento, transforma isso em um adubo. A gente pega esse adubo, que é um adubo orgânico, e faz doações para as hortas e para os campos agrícolas. Já iniciamos com quatro hortas sendo atendidas aqui, em um mês e meio, aproximadamente 120 famílias atendidas até o momento. E gerando uma economia para os horticultores porque eles compravam em média de R$1.500 por carrada, e aqui o custo sai de graça para eles”, destacou.

Facebook
Veja também