Defesa Civil do Piauí alerta população sobre riscos de queimadas
Segundo a Defesa Civil, a grande maioria das queimadas é causada por ações humanas e o mínimo descuido em uma atividade rotineira pode ser fatal.
Com o aumento das temperaturas, o Piauí enfrenta um novo período de seca e, consequentemente, um aumento significativo no número de queimadas e incêndios. Os prejuízos causados por esses eventos vão além do impacto ambiental, afetando também a saúde da população e causando perdas econômicas.
Segundo Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil estadual, a maior parte das queimadas é causada pela ação humana, seja por descuido ou por práticas inadequadas, como a queima de lixo e de terrenos baldios. "Uma simples fogueira pode se transformar em um grande incêndio, causando danos irreparáveis ao meio ambiente", alerta o gestor.
Apesar da legislação brasileira prever punições para quem provoca queimadas, muitas pessoas ainda utilizam o fogo como método de limpeza de terrenos, principalmente em áreas rurais. Nesses casos, é fundamental seguir as orientações dos órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMARH), para evitar que o fogo se espalhe e cause danos maiores.
A importância da conscientização da população é fundamental para combater esse problema. "A queimada não respeita ninguém. Uma queimada que atinge a rede elétrica, por exemplo, pode prejudicar toda uma região, inclusive hospitais e outros serviços essenciais", afirma o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí, coronel José Veloso.
Defesa Civil
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
TCE desbloqueia contas da Prefeitura de Teresina para pagar salários de servidores
A medida foi deliberada pelo presidente da Corte, Kennedy Barros, nesta quinta-feira (26) após reunião com representantes da administração municipal.Corpo de Bombeiros combateu mais de 850 incêndios florestais no Piauí
As ações ocorreram por todo o estado, do dia 1º de janeiro ao dia 24 de novembro de 2024.Alta nos preços de frutas e verduras impacta as vendas na Nova Ceasa de Teresina
De acordo com os comerciantes, o ano de 2024 foi marcado por altos e baixos devido aos reajustes nos preços dos alimentos essenciais na mesa dos brasileiros.TCE-PI abre inscrições para seminário voltado a novos gestores em Teresina
O Seminário para os novos gestores municipais 2025-2028 – Edição Teresina será realizado de 13 a 15 de janeiro de 2025.Pacto Pelas Crianças do Piauí implementará 21 brinquedopraças nos municípios
Segundo a secretária a instalação de brinquedopraças é um projeto que visa criar ambientes lúdicos e seguros para as crianças brincarem e desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir