Defesa Civil do Piauí alerta população sobre riscos de queimadas
Segundo a Defesa Civil, a grande maioria das queimadas é causada por ações humanas e o mínimo descuido em uma atividade rotineira pode ser fatal.
Com o aumento das temperaturas, o Piauí enfrenta um novo período de seca e, consequentemente, um aumento significativo no número de queimadas e incêndios. Os prejuízos causados por esses eventos vão além do impacto ambiental, afetando também a saúde da população e causando perdas econômicas.
Segundo Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil estadual, a maior parte das queimadas é causada pela ação humana, seja por descuido ou por práticas inadequadas, como a queima de lixo e de terrenos baldios. "Uma simples fogueira pode se transformar em um grande incêndio, causando danos irreparáveis ao meio ambiente", alerta o gestor.

Apesar da legislação brasileira prever punições para quem provoca queimadas, muitas pessoas ainda utilizam o fogo como método de limpeza de terrenos, principalmente em áreas rurais. Nesses casos, é fundamental seguir as orientações dos órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMARH), para evitar que o fogo se espalhe e cause danos maiores.
A importância da conscientização da população é fundamental para combater esse problema. "A queimada não respeita ninguém. Uma queimada que atinge a rede elétrica, por exemplo, pode prejudicar toda uma região, inclusive hospitais e outros serviços essenciais", afirma o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí, coronel José Veloso.
Defesa Civil
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
Agência Nacional de Águas inspeciona segurança na Barragem Piracuruca
Durante a visita foram avaliadas as condições estruturais da barragem, e foi confirmado que ela está em condições normais de operação.Acidente envolvendo moto deixa homem morto em São José do Piauí
A polícia informou que o acidente ocorreu na madrugada deste sábado (5), na zona rural do município.Banco de Alimentos da Ceasa em Teresina atinge 1,5 milhão de frutas e verduras
De acordo com a Ceasa, as frutas e verduras, provenientes das sobras (que ainda podem ser aproveitadas) da feira e doadas pelos permissionários, garantem segurança alimentarDefesa Civil contabiliza mais de 180 antendimentos no 1º trimestre em Teresina
De acordo com a prefeitura, houve um aumento gradual ao longo do trimestre.Acusado de matar grávida e retirar feto é condenado a 26 anos de prisão no Piauí
O feminicídio aconteceu em novembro de 2020, quando a vítima identificada como Sara Caroliny Borges Gomes da Silva tinha 15 anos e estava grávida de sete meses.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir