Semarh devolve animais apreendidos em operação à natureza no Piauí
Os animais foram libertos nessa quarta-feira (03) em área oficial de soltura de animais silvestres e puderam voltar ao habitat natural.
Nessa quarta-feira (03), a Diretoria da Conservação da Biodiversidade (DCBio) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizou a soltura dos animais vivos apreendidos na operação de fiscalização Vale do Sambito.
Os animais foram libertos em área oficial de soltura de animais silvestres e puderam voltar ao habitat natural. Dentre os animais, a equipe identificou papagaios verdadeiros, azulões, pegas, bigodes, jandaia, galo campina, dentre outros.
Segundo a Semarh antes da soltura, os animais apreendidos passaram por avaliação médico-veterinária e comportamental. Após a avaliação técnica, parte deles foi libertada e a outra foi transportada até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Semarh), seguindo as orientações previstas na legislação vigente que disciplina a gestão estadual da fauna.
A Operação Vale do Sambito foi deflagrada terça-feira (2), na região de Valença, Pimenteiras e São Miguel do Tapuio, e iniciou por meio de uma denúncia formalizada na Semarh, com informações muito precisas sobre tráfico e cativeiro de animais, caça e armamentos na região.
A Justiça após as investigações expediu mais de 30 mandados de busca e apreensão nas residências. Da operação, resultou na apreensão de 10 armas de fogo, sendo nove espingardas e um revólver, e de muitos animais abatidos e presos em cativeiros.
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Governo do Piauí
Rafael Fonteles
-
Comissão do TJ-PI homologa 1º acordo pré-processual fundiário em União
O impasse resolvido tem origem na cidade de União e simboliza um avanço significativo do judiciário na resolução de questões fundiárias. -
Governo do Piauí realizará entrega de obras a região Sul do estado
As entregas serão realizadas nesta segunda-feira (23) pelo governador Rafael Fonteles e secretários -
Governo do Piauí prorroga decreto de emergência devido à seca em 82 municípios
A Operação Carro-Pipa é coordenada pela Secretaria da Defesa Civil e foi iniciada a partir da publicação do edital de credenciamento. -
Seduc-PI realiza investimento de R$ 1,5 bilhão em infraestrutura das escolas
Até o momento, mais de 300 mil estudantes já foram beneficiados diretamente e os números continuarão crescendo com as entregas previstas. -
Prazo para recadastramento do rebanho termina dia 31 de dezembro no Piauí
A declaração de Atualização Cadastral de rebanhos no estado é obrigatória para todas as espécies de interesse da Defesa Sanitária Animal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir