Viagora

Lei do Hidrogênio Verde está em vigor no estado do Piauí

A expectativa é que essa política contribua para atrair grandes investimentos e posicionar o estado como líder na produção e uso de Hidrogênio Verde no Brasil.

O Piauí progrediu significativamente em direção à sustentabilidade e ao desenvolvimento econômico com a sanção da lei nº 8.459, que institui a Política Estadual do Hidrogênio Verde (H2V), informou o Governo do Estado.

Segundo Ricardo Castelo, vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, essa legislação representa um marco regulatório crucial para o estado, impulsionando a cadeia de valor do H2V e contribuindo para a redução das emissões de carbono na atmosfera.

A lei, proposta pelo deputado estadual Fábio Novo, foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles e entrou em vigor na última quarta-feira (7), conforme publicado no Diário Oficial do Estado. O principal objetivo da nova legislação é aumentar a participação do Hidrogênio Verde na matriz energética do Piauí, além de fomentar toda a cadeia produtiva relacionada, desde a geração até o uso final de energia.

O vice-presidente destaca que a lei fortalece as diversas iniciativas já em andamento pelo governo estadual, a criação da Investe Piauí, a implementação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o desenvolvimento do Porto de Luís Correia e a assinatura de 34 memorandos de entendimento com empresas internacionais.

“Este marco regulatório amplifica as diversas iniciativas já em desenvolvimento pelo governador Rafael Fonteles, preparando o Piauí para uma nova fase de industrialização e transição energética”, destacou.

Além disso, a expectativa é que essa política contribua para atrair grandes investimentos e posicionar o estado como líder na produção e uso de Hidrogênio Verde no Brasil. 

Facebook
Veja também